O já amplamente noticiado empréstimo de R$ 10 bilhões do governo federal para projetos de transporte sobre trilhos em São Paulo foi anunciado oficialmente nesta terça-feira (12) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O financiamento (e não recursos a fundo perdido) será fornecido pelo BNDES e destinado ao Trem Intercidades Eixo Norte e à expansão da Linha 2-Verde do Metrô.
Cerca de R$ 6,4 bilhões ficarão com o projeto do trem de média velocidade que ligará São Paulo a Jundiaí e Campinas, além do serviço Intermetropolitano e a operação da Linha 7-Rubi.
O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) marcou para 29 de fevereiro o leilão do TIC Eixo Norte, após um adiamento de três meses, a pedido dos potenciais interessados.
O projeto prevê a implantação de um serviço expresso que levará pouco mais de uma hora para ligar o centro de Campinas à estação Barra Funda. A futura concessionária também colocará em operação um serviço parador entre Francisco Morato e Campinas, cujo valor da tarifa será bem elevado.
Novos trens para a Linha 2-Verde
Os R$ 3,6 bilhões restantes do empréstimo servirão para a licitação de aquisição de 44 trens que serão usados na expansão da Linha 2-Verde. Atualmente, a primeira fase está em execucação, com oito estações e previsão de entrega entre 2026 e 2027. Há ainda um segundo trecho até Guarulhos, com cinco estações, mas que ainda depende de liberação pelo governo.
Ao mesmo tempo, o Metrô precisa lançar a licitação para comprar trens e sistemas, mas o edital segue pendente. As novas composições terão diferenças com os trens mais antigos da companhia ao oferecerem passagem livre entre os carros, paineis eletrônicos de informação, portas com sistema de abertura para fora e, sobretudo, o sistema GoA4, de máxima automação e que dispensa a cabine de controle, como nas unidades usadas na Linha 4-Amarela.
ou seja, São Paulo vai ter que pagar de qualquer jeito….
Governo Federal nunca dá dinheiro ou investe do proprio bolso na infraestrutura de São Paulo
E ainda teve que fazer discurso agradecendo.
Oras, qualquer empréstimo precisa ser quitado. Isso é capitalismo, não?
Meus bisnetos vão usar essa linha, o orçamento vai triplicar e algumas estações nunca ficarão prontas. Mas o dinheiro, ah o dinheiro vai sair dos cofres públicos e muitas famílias de políticos vão comemorar e festejar, enquanto o trabalhador paga caro por um transporte horrível.
ainda bem que não é a fundo perdido. Vai tudo pra CCR mesmo. O GF está muito é certo
Por que a CCR e não outra empresa? Não basta ser privado, não pode ter concorrência?
e o privatista do Tarcisio vai desperdiçar a maior parte do dinheiro para depois dar pra CCR.. vergonha, dava pra construir mais um ramal de metrô.. mas ele insiste em dar nosso dinheiro para o capital privado.. entreguista
Sim, além da verba estadual agora tem verba federal pra ser transferida. E ainda tem gente que aplaude.
Um grande elefante branco que não deve atender nem dez mil pessoas por dia, enquanto isso os serviços públicos estão a míngua e a criminalidade só dispara.
E a linha Laranja? E a linha 17? Só promessas.
As linhas Laranja e Ouro estão ambas com previsão de entrega para 2026/27, inclusive com a ouro voltando as obras agora no fim de 2023. Obras assim nao são finalizadas da noite pro dia…
O ruim é que com o trem para Campinas o serviço 710 vai ser extinto. Isto vai prejudicar muita gente. Vai sobrecarregar a linha 3 vermelha. Pelo menos o trem que vem de Rio Grande da Serra e Mauá poderiam ir até a Barra Funda.
os bisnetos vão usar se o mundo não acabar
Enquanto isso, a RM do Vale do Paraíba e Litoral Norte convive até hoje com um modal exclusivo por ônibus, vencido há mais de 15 anos, que está criando graves distorções no deslocamento entre toda a região. Até quando esse descaso vai continuar e a população terá que continuar se espremendo dentro de latas de sardinha?