O Governo Federal autorizou nesta quinta-feira, 26, a construção do “people mover” que ligará a estação Aeroporto Guarulhos, da Linha 13-Jade (Aeroporto-Guarulhos – Engenheiro Goulart), da CPTM, aos três terminais existentes no aeroporto. O trâmite para alteração do contrato de concessão da GRU Airport levou mais de um ano para ocorrer por conta da mudança que envolve o pagamento da outorga pela concessionária.
Segundo a Folha de São Paulo, que publicou a informação, o termo de autorização foi assinado pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, e enviado a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).
A obra ficará sobre responsabilidade da GRU Airport e deve custar em torno de R$ 175 milhões, que será abatida do valor da outorga que é paga ao Governo Federal (cerca de R$ 1 bilhão por ano). Segundo rumores, há dois concorrentes favoritos para construir o modal: a Doppelmayr, fabricante austríaca especializada em teleféricos de turismo, e o consórcio brasileiro AeroGRU, formado pelas empresas Aeromóvel, HTB, FBS e TSEA.
O projeto, que ainda pode ser revisado pela GRU Airport, prevê que a estação do Terminal 2 seja construída no meio do terminal, entre as alas A e B. A estação Terminal 3 deve ficar próximo ao prédio de estacionamento e a parada do terminal 1 onde hoje é o embarque e desembarque de veículos.
Hoje, quem chega a estação Aeroporto-Guarulhos precisa pegar um ônibus gratuito que leva aos 3 terminais. O Terminal 3, o mais distante da estação, fica a 2 km de distância.
Promessa de ficar pronto em março de 2021
O governador de São Paulo, João Doria, chegou a prometer no ano passado que as obras do monotrilho começariam em setembro de 2019 e que ficariam prontas em apenas 18 meses, ou seja, o sistema estaria disponível aos passageiros em março de 2021. Agora a expectativa é que as obras comecem no primeiro semestre de 2021 caso a GRU Airport celebre o contrato com a empresa escolhida nas próximas semanas.
Gestado ainda quando Doria e Bolsonaro mantinham uma relação cordial, o projeto do people mover emperrou em aspectos burocráticos em Brasília. Foi preciso contar com a anuência do TCU (Tribunal de Contas da União) e também com revisão pela ANAC e pela Secretaria Nacional de Aviação Civil.
O “monotrilho” transformou-se numa solução paliativa após a GRU Airport impedir a implantação do projeto original da Linha 13-Jade, que previa que a estação Aeroporto Guarulhos ficasse em frente ao estacionamento do Terminal 2, de onde seria possível caminhar até o aeroporto.
Governo Federaş demorou 10 anos para dar aval ao projeto do PeopleMover mas finalmente saiu. Esperamos que agora se assinem os documentos necessarios e a GRU Airport se mexa para implantar tudo no prazo maximo de 2 anos apos a assinatura dos termos aditivos de contrato ! Acho que o melhor seria implantar o sistema que existe no aeroporto de porto alegre porem com carros maiores que possam transportar 3x ou 4x mais passageiros !
Olha será bom mais em março, de 21 é, impossível isso, ocorrer se fosse, em uma China da Vida até diria ok mais aqui , muito difícil.
Estarei torcendo para que a AeroGRU ganhe.