Apesar da relação às vezes conturbada, os governos Bolsonaro e Doria devem anunciar na próxima sexta-feira, 17, o repasse de R$ 151,7 milhões para obras da extensão até Varginha da Linha 9-Esmeralda, da CPTM. É o que afirmou nesta quarta-feira o jornal Valor Econômico, citando o Ministério do Desenvolvimento Regional.
Embora o artigo não esclareça, o valor deverá ser usado no lote 2 da obra, que compreende o trecho entre a estação Mendes-Natal e a estação Varginha. Esta última, embora tenha sido oficialmente retomada em maio do ano passado, está em um ritmo de trabalho lento se comparado à primeira, cuja plataforma recebeu cobertura e passou a ter os trilhos instalados, entre outros avanços.
O repasse do governo federal só foi possível após o governo Alckmin cancelar os contratos originais e que não se adequavam aos requisitos para receber investimento da União. Foi preciso realizar novas licitações para poder pleitear os recursos federais, porém, o processo de liberação tem sido demorado, o que acabou empurrando a inauguração da estação Varginha apenas para 2021. Já a estação Mendes-Vila Natal deverá ser aberta até o final de 2020 caso não surjam imprevistos.
Rumo ao extremo sul
Com 4,5 km de extensão, o novo trecho do ramal da CPTM aproveita a faixa de domínio original de uma ferrovia que seguia até a Baixada Santista. Apesar de não exigir muitas desapropriações, um dos entraves mais comuns nessas obras, o projeto tem andado em um ritmo muito lento. Anuncidas pelo ex-governador Geraldo Alckmin em 2013, as obras foram interrompidas três anos depois por falta de recursos. Apenas em 2017, em novas tratativas com o governo federal, os trabalhos foram reiniciados e tomaram corpo no ano passado. A previsão é de que o novo trecho acrescente 120 mil usuários por dia à Linha 9-Esmeralda.
Como todos sabemos a linha 9 Esmeralda ja esta super super lotada nos horarios de pico e nao comporta mais 120,000 usuarios por dia, mesmo porque, milhares deles vao adentrar a linha no horario de pico !
Pergunta que nao quer calar : quando vao comprar e colocar para rodar mais trens na linha 9 e diminuir os intervalos entre trens em todos os horarios, nao somente nos horarios de pico ??
Alem disto, daqui a 3 anos, temos mais uma nova estaçao Joao Dias com mais 10,000 usuarios ???
Acho que hj realmente existe uma preguiça em fazer a linha melhorar nesse sentido pq apesar dos pesares ela consegue transportar os 600k atuais, mas com esses 100k eles vão adicionar novos trens por motivos óbvios, com a licitação dos novos trens pra L10, acredito que os série 7000 da L10 volte pra L9 e reduza mto o intervalo talvez tornando a L9 a com os menores intervalos da cptm, talvez com 3min quem sabe
Sem nova sinalização e energia, não terá como reduzir os intervalos.
A Linha precisa ter o ATO em operação, caso contrário, não será possivel reduzir os intervalos para menos de 3 minutos em toda a extensão da linha com a sinalização arcaica que a linha tem hoje.
Renato, voce esta correto ! colocar mais trens normalmente implica em revisao de toda a distribuiçao de energia na linha e do sistema de sinalizaçao ! entao estamos ferrados !
Outra coisa, este site mesmo publicou um dia de pico na linha 9 em junho de 2018 onde foram transportados mais de 630 K passageiros, ou seja, agora os picos ja devem estar chegando a 650 K e com mais 130 K podemos chegar facil a 800 K no horario de pico ! vai ser um verdadeiro caos se nao puderem colocar mais trens para rodar
já foram colocados 23 trens na linha 9. a subestaçao nao aguentou.
colocar mais trens é muito mais que apenas inseir trens no carrossel, tem toda uma infraestrutura
Leia o que o Renato falou.
vai gastar uma dinheirama para depois entregar tudo pronto pra CCR! que maravilha!
CCR nem se interessa pela CPTM.