O governo estadual propôs uma “nova solução” para aproximar a estação Aeroporto Guarulhos, da Linha 13-Jade, da CPTM, e os terminais 2 e 3 do Aeroporto de Guarulhos: uma passarela com 1.400 metros de extensão e que contará com esteiras rolantes.
A informação foi confirmada pelo secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, durante encontro com jornalistas, segundo informações do Metro Jornal. O projeto descarta o meio de transporte “people mover” na interligação, que chegou a ser anunciado e que é usado em aeroportos no exterior.
O passageiro que acessa o aeroporto pela ferrovia atualmente precisa utilizar ônibus gratuitos para chegar até os terminais de embarque. O investimento, segundo Baldy, será feito pelo concessionário. Já a GRU Airport, por sua vez, disse estar disposta a discutir a implantação de novo sistema.
O usuário então não terá mais que esperar pela chegada dos ônibus, mas a medida é bem diferente do projeto inicial, que previa a parada próxima ao terminal 3. A mudança ocorreu após o aeroporto, que era administrado pela Infraero, ser concedido à iniciativa privada.
A GRU Airport, por sua vez, não permitiu a construção da estação próxima aos terminais de maior movimento porque iria erguer um centro comercial que, segundo a GRU, está no contrato de concessão. O centro comercial, até o momento, não foi construído.
O anúncio, no entanto, é diferente do defendido pelo governador João Doria. Em recente entrevista, Doria disse que a parada longe dos terminais era um equívoco. O governador afirmou que levaria a Linha 13-Jade da CPTM para dentro do Aeroporto.
Longo passeio
O people mover já possuía até um traçado definido, mas a concessionária abortou o projeto por questões financeiras. Se fosse construído, o transporte ligaria rapidamente os terminais, além de oferecer mais conforto para os passageiros. Já a proposta da passarela soa como a famosa “gambiarra”.
De acordo com o jornal, o governo pretende utilizar esteiras não usadas no Metrô para baratear a obra, mas o que não está claro na ideia é que o percurso de 1.400 metros levará apenas até o início do Terminal 2. De lá até o Terminal 3 são cerca de 800 metros a mais. Mesmo que a GRU Airport instalasse uma “super esteira” em toda a passarela, um passageiro pode levar de 20 a 30 minutos para ir da estação até a o Terminal 2 – num people mover essa distância seria facilmente percorrida em poucos minutos.
Com Ricardo Meier
O “people mover” seria semelhante ao Aeromóvel utilizado em Porto Alegre, e que liga de forma satisfatória o Aeroporto Salgado Filho à estação de trem? Sem dúvidas seria uma opção mais rápida que a passarela com esteiras rolantes.
Ridículo. Simplesmente ridículo.
Se for assim, deixa os ônibus. Um sistema com ônibus superarticulados, com intervalos menores num trajeto específico e mais direto entre os terminais é muito mais eficiente do que usar esteiras. O passageiro acaba por caminhar na esteira rolante entre os Terminais 2 e 3 por não ter paciência de viajar 800m… que dirá numa distância quase 2 vezes maior…
Isso só pode ser piada, e de mau gosto.
Vai de Uber
E a gente fala dos lusitanos… Isso é piada pronta.
Será que está faltando engenheiros com capacidade de fazer as coisas certas?
Veja o que existe de transporte público no aeroporto de Nova Iorque ou qq aeroporto grande pelo mundo afora e compare com S.Paulo, é piada…
Meu Deus dinheiro jogado fora !!!
E uma grande vergonha a cidade de São paulo nao tem uma conexão agradavel e bonita com o aeroporto
O trem ou o proprio metro ficaria mas bonita que ridiculo !???
Eu uso semanalmente o Airport Express, e acho um excelente serviço. O que é péssimo é o serviço de ônibus da GRU Airport.
Eles conseguem fazer o ônibus sair exatamente na hora que o trem pára na estação, e ficam dezenas de passageiros esperando o ônibus. Quando chega, não cabem todos os passageiros e suas malas, então pelo menos mais uma viagem é necessárias. Assim, o tempo entre a estação e o terminal 2, por exemplo, leva 40-45 minutos, mais que o tempo que o Airport Express leva entre a Luz e Guarulhos.
Eu fico tentando lembrar por quê mesmo que privatizaram o aeroporto de Guarulhos mesmo?
Isso é o que dá quando não tem concorrência… o cara faz o que quiser e azar o do usuário.
Até agora não entendi esta obra maravilhosa de trem que vai até o aeroporto, sendo que ele não vai até lá, sem contar que o ponto inicial é longe pacas e ainda tem uma baldeação no meio. Só uso o ônibus que vai direto pro Tatuapé, que é mais rápido, barato e prático…
Esta é mais uma das múltiplas gambiarras destes 24 anos de PSDB, depois de inumeráveis obras incompletas, estes governantes são os das infindáveis obras incompletas como a Linha 15-Prata que era para estar concluída em 2014 e até hoje 2019 não chegou até a metade! , e esta insensatez de se colocar a estação a 1,4 km de distância demonstra mais um despreparo e irresponsabilidade. Já estamos em fevereiro de 2019, e nada de túnel ou ponte Santos Guarujá que deveria incluir também espaço para uma linha de VLT – “Veiculo leve sobre trilhos”, e novamente é adiado o início da expansão da linha 2-Verde do metrô até Guarulhos, e não deve ter sua extensão concluída até 2021 se dependermos destes atuais governantes federais, estaduais e municipais.
No Brasil não existe uma lei semelhante a das Responsabilidades Fiscais ( mais conhecida como “Pedaladas fiscais”), que pune o governante que gasta mais do que arrecada, ou que repassa para o seu sucessor as dívidas contraídas no seu período de mandato, e que burla a lei, por este motivo não acontece punição alguma para quem promete nas campanhas eleitorais e não as cumpre.
O resultado disto são as inumeráveis obras incompletas e um infindável festival de compromissos não cumpridos, e os responsáveis imputados.
Essa proposta só me faz pensar em uma coisa… Lavagem de dinheiro…
Cada absurdo !!!
Isso e PSDB sendo PSDB uma porcaria esse Dorian e um lixo.
Gente NÃO E POSSÍVEL QUE NÃO TEM UM ENGENHEIRO PRA RESOLVER ESTE PROBLEMA.
Seria muita burrice caso a gestão Dória venha fazer isso. Os ônibus da Gru-Airport funcionam bem mesmo na hora esta saindo um veiculo sempre tem outro atrás, detalhe o circular não demora 20 minutos para atender os três terminais isso em horário de pico. Com o valor pode ser gasto nessa licitação poderia investir na extensão até o Jardim São João uma região que possui mais 200 mil habitantes.
Gambiarra é uma palavra que me parece pouca pra dizer dessa “solução”.
Incompetência, burrice, desinteligência, entre outras, qualificam melhor essa ameaça de se “resolver” o problema.