Governo quer levar Linha 17-Ouro ao Morumbi e Jabaquara

Em evento, governador Tarcísio de Freitas reafirmou planos de implantar as duas outras fase do ramal de metrô após conclusão das atuais oito estações
Projeção da Linha 17-Ouro na Avenida Jorge João Saad, ao lado do estádio do Morumbi
Projeção da Linha 17-Ouro na Avenida Jorge João Saad, ao lado do estádio do Morumbi

Em ritmo de construção nunca antes visto nos mais de 12 anos de obras, a Linha 17-Ouro do Metrô deverá ser aberta no primeiro semestre de 2026, segundo a previsão mais atual.

Porém, o governo não pretende ficar restrito às oito estações do chamado “trecho prioritário”, entre a Linha 9-Esmeralda (Morumbi) e o Aeroporto de Congonhas. A meta é retomar as duas fases que estão suspensas há vários anos.

A gente já pensa depois na expansão da Linha 17“, afirmou o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) nesta terça-feira, 24, durante discuros no evento J. Safra Brazil.

A Linha 17 do Metrô faz sentido não só ligando Pinheiros[sic] a Congonhas, mas fazendo a ligação com a Linha 1 e com a Linha 4“, acrescentou, possivelmente se referindo ao rio ou a Marginal Pinheiros e não ao bairro de mesmo nome.

A nova divisão de fases da Linha 17-Ouro
A nova divisão de fases da Linha 17-Ouro

Atendimento a regiões carentes de transporte de qualidade

As fases 2 e 3 do ramal de monotrilho incluem mais 10 estações, cinco em cada direção e com elas a Linha 17 atingirá seus objetivos, ou seja, ser uma conexão perimetral na malha metroferroviária.

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Se na fase prioritária a expectativa é atender cerca de 100 mil pessoas nos seus 6,7 km operacionais, com os 17 km do projeto completo será possível transportar ao menos 300 mil usuários.

Mais do que isso, os novos trechos incluem regiões de mobilidade urbana deficiente e que com o monotrilho ganharão requalificação como o entorno do Córrego da Água Espraiada e a Favela de Paraisópolis.

Pàtio Água Espraiada e o primeiro trem da Linha 17
Pàtio Água Espraiada e o primeiro trem da Linha 17

A expansão da Linha 17, no entanto, esbarra em polêmica e questões sociais. A fase 3, que irá da estação Washington Luis até o Jabaquara (Linha 1-Azul) enseja uma reurbanização logo após o Pátio Água Espraiada.

Trata-se de um projeto que surgiu em conjunto com a Prefeitura de São Paulo onde haveria um novo túnel para levar o tráfego de veículos até a Rodovia dos Imigrantes e a criação de um parque linear.

Os moradores no eixo seriam removidos e acomodados em habitações populares, mas a prefeitura suspendeu o projeto parcialmente.

Cemitério, protestos e edifício no caminho do monotrilho

Na outra ponta, a situação é mais complexa. Embora a futura estação Panamby, dentro do complexo Parque Global, seja viável em curto prazo, o restante da linha é um mistério.

Desde que foi anunciada, a Linha 17-Ouro enfrentou protestos de moradores e frequentadores do Cemitério do Morumbi, cuja lateral deveria comportar parte das vias.

Além disso, um condomínio próximo ao Estádio Morumbis construiu um dos edifícios em uma área que seria desocupada para a passagem do monotrilho.

Concepção artística do Parque Global mostra a estação Panambi, da Linha 17
Concepção artística do Parque Global mostra a estação Panambi, da Linha 17 (PG)

Anos atrás, o Metrô e a gestão estadual anterior chegaram a ventilar que haveria uma retomada desses trechos, mas nada ocorreu.

A companhia até divulgou uma nova divisão de fases para o percurso no Morumbi, com a Fase 2A chegando até América Maurano, mas também não houve evolução.

Espera-se que o novo anúncio de Tarcísio não fique apenas no papel também.

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  1. Sei das dificuldades para implantação das outras fases, mas, pelo menos, já poderiam começar a tirar do papel as estações Vila Paulista (imediatamente após o pátio) e Panamby, não tem restrição alguns para essas duas. A demanda delas é pequena? É, mas já é um início para a implantação do restante das estações

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  2. Que bom que o resto da linha não virou historia e está nos planos. Realmente não teria sentido parar apenas no aeroporto.
    Infelizmente a gestão anterior fez a bobagem de ceder a Metra/Next a Linha 18- Bronze. Acredito que se fosse essa gestão, ele não romperia com a concessionária Move ABC. As obras do BRT -ABC pouco avançam e só há uma estação construída no momento. Quem sabe ainda dê para ter uma mudança por lá se responsáveis paralisarem as obras (Lembrando que como contrapartida eles teriam que transformar o Corredor ABD em um BRT de verdade, com pagamento em estilo pré-embarque em estação fechadas e embarque em altura).

    Responder moderated
  3. Essa promessa infelizmente eu duvido muito que saia e se sair vai ser mais 20 anos. Dificilmente alguma empresa privada vai assumir o tamanho da bucha que é essas duas extensões. Além disso, do lado Jabaquara já fizeram parque e a favela até hoje não foi retirada 1 casa, além de terem encerrado o plano do túnel que ligaria a roberto marinho a imigrantes. Eu gostaria que fosse verdade, mas essa me parece promessa fake demais.

      1. Bora sonhar então
        vira à esquerda e conecta com a linha 20 rosa em Abraão de morais, uma parada no bosque da saúde, uma em Santos Imigrantes, uma depois do Extra Ricardo Jafet, uma no parque da independência, uma na Teresa Cristina e liga com um monte de linhas em São Carlos.

  4. Do lado do Jabaquara me parece mais prioritário, do lado do Morumbi se chegar até paraisópolis já ajudaria muito dali até a estação Morumbi duvido que os ricaços vão deixar um monotrilho passar na frente dos seus casaroes. Já barraram a construção da estação 3 poderes da linha amarela…

  5. Seria ótimo a extensão da linha 17-Ouro, principalmente na interligação com Jabaquara, porque há toda uma enorme região carente de mobilidade urbana (não sei se uso o termo certo). Apesar da estação Jabaquara existir há muito tempo todo entorno do bairro é muito grande, abrangendo bairros como Jardim Miriam, Pedreira, além do Município de Diadema, todos carentes de transporte sobre trilhos, seja trem ou, principalmente, metrô. Mesmo que demore alguns anos, a simples manifestação do governo de executar obras de metrô que atendam essas regiões, não só essas da zona sul, como bairros na mesma situação em outras regiões sempre será uma boa notícia. Quanto ao trecho do Morumbi, um bairro enorme, imenso, também carente de transporte sobre trilhos, seria necessário e já há um projeto de execução, porém, entendo a posição de boa parte dos moradores de impedi-la. Creio que haverá muitas batalhas judiciais sobre esse trecho.

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