O governo do estado, por meio da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, anunciou que retificará a concorrência pública para fornecimento de 44 novos trens para as linhas 2-Verde, 1-Azul e 3-Vermelha do Metrô.
A licitação havia sido publicada em 21 de dezembro de 2023 com data de sessão pública de entregas marcada para 21 de março. No entanto, a gestão suspendeu o certame após questionamentos dos potenciais interessados.
Nesta segunda-feira, 1º, a STM publicou uma ata de respostas aos esclarecimentos solicitados. Já a versão retitificada do edital será disponibilizada até 20 de maio. A nova data de sessão pública de entrega de propostas ainda será divulgada.
A concorrência de fornecimento dos 44 trens é aguardada há anos e será usada sobretudo para atender a demanda extra de passageiros provocada pela extensão da Linha 2-Verde até a Penha.
Cabine postiça
Prevista para ser entregue em duas fases entre 2026 e 2027, a expansão contará com 22 composições novas. A outra metade da encomenda servirá para reforçar a frota das linhas 1-Azul e 3-Vermelha.
Ainda não está claro se o Metrô deixará todos os trens da Frota R, como será chamada, na Linha 2 e repassará o excedente para outras linhas ou se o novo trem será usado em todas as três.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A Frota R será fabricada com diferenciais em relação à frota atual como a passagem livre entre carros, o padrão GoA4 de operação (sem operador), entradas USB e paineis dinâmicos de informação, entre outros.
Apesar disso, o Metrô solicitou ao futuro fornecedor que projete uma “cabine postiça”, capaz de ser retirada futuramente e que será usada para isolar o operador enquanto o sistema de sinalização estiver em modo parcialmente automático.
Todos os dias falta trem na Linha 1 e 3…
a L1 tá com trens no limite , a L3 tá transferência de tecnologia de ato , para cbt
Acho que a frota L vai vir pra L1 substituir a frota E de vez.
vai continuar L2 os L vai ganhar reforço de 23 dos novos