Durante a chegada do tatuzão na futura Estação Brasilândia da Linha 6-Laranja de metrô, o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, expôs ao público atualizações de projetos futuros e de obras que devem acontecer ainda em 2025.
Foram mencionadas ao menos quatro linhas do sistema metroviário. Em duas delas as obras já devem ser iniciadas na primeira metade do ano.
Tratam-se das linhas 4-Amarela e 5-Lilás que deverão ser expandidas no sentido bairro. No caso da Linha 4-Amarela serão construídas duas novas estações, Chácara do Jockey e Taboão da Serra com início de obras no primeiro trimestre de 2025.
Já na Linha 5-Lilás serão construídas as estações Comendador Santana e Jardim Ângela. O início das obras está previsto para o segundo trimestre de 2025.
A Linha 6-Laranja sob concessão à operadora LinhaUni deverá receber autorização para a Fase 3 de expansão do empreendimento contemplando a construção de novas estações ao norte e ao sul do ramal.
Essa extensão será viabilizada através de um termo aditivo do contrato que deverá estabelecer novos regramentos e investimentos nestas obras. Está em curso o processo de obtenção das licenças ambientais para as novas estações.
A proposta do governo é de utilizar uma das tuneladoras existentes para escavar o trecho ao sul atingindo a Estação São Carlos. A TBM Maria Leopoldina deverá atingir a estação São Joaquim até o final de fevereiro.
A Linha 16-Violeta, que parecia ter um horizonte distante, foi priorizada pelo governo. A ideia é que o estudo de viabilidade feito pela Acciona seja entregue ao governo no segundo trimestre de 2025.
As audiências públicas e o lançamento do edital deverão ser realizados até o final de 2025. O leilão, possivelmente, ocorrerá em 2026.