O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) deverá perder algumas inaugurações de estações de metrô caso não decida concorrer à reeleição em São Paulo. É o que indica uma apresentação feita pelo coordenador de Planejamento e Gestão da Secretária de Transportes Metropolitanos, Alberto Epifani, durante o evento Forúm Infra 2025, organizado pela revista O Empreiteiro no final do mês passado.
Durante sua apresentação, Epifani mostrou os prazos para conclusão de trechos das linhas 2-Verde e 15-Prata e também da inauguração das novas linhas 6-Laranja e 17-Ouro.
Embora algumas datas sejam próximas às já divulgadas, em certos casos houve um detalhamento que inclui o postergamento de entrega de certos trechos. Confira:
Linha 2-Verde – extensão entre Vila Prudente e Penha
Trecho Vila Prudente-Vila Formosa – 2026
Trecho Vila Formosa-Penha – 2027
A previsão é a mesma já informada pelo governo anteriormente, com duas fases de abertura, cada uma com quatro estações. O motivo é que os dois trechos serão escavados pelo mesmo tatuzão, mas com partida de pontos diferentes. Nos próximos meses, a tuneladora sairá do Complexo Rapadura em direção à Vila Prudente, passando por Vila Formosa, Anália Franco, Santa Clara e Orfanato. Só então a máquina será levada para o final da extensão e voltará a escavar no sentido Rapadura, passando por Penha, Aricanduva, Guilherme Giorgi e Santa Isabel.
Não se sabe por que o Metrô decidu escavar de pontos à frente da Linha 2-Verde operacional e no sentido contrário da expansão, como ocorreu na Linha 5-Lilás, que pode ser aberta progressivamente. No entanto, a opção inviabiliza essa estratégia.
Linha 15-Prata – extensões Jardim Colonial-Jacú Pêssego e Vila Prudente-Ipiranga
Trecho Vila Prudente-Ipiranga – Setembro de 2026
Trecho Jardim Colonial-Boa Esperança – Setembro de 2026
Trecho Boa Esperança-Jacú-Pêssego – Setembro de 2027
Essa é uma surpresa no planejamento atual do governo já que se esperava que o trecho Jardim Colonial-Jacú Pêssego ficasse pronto antes que Ipiranga, que ainda não teve as obras iniciadas. Pela programação informada, Jacú-Pêssego acabará sendo entregue apenas no próximo mandato.
Linha 17-Ouro – Fase prioritária com oito estações – inauguração em 2026
Recentemente reiniciadas, as obras de conclusão do trecho com oito estações da Linha 17-Ouro deverão ser concluídas em 2025. Até lá espera-se que ocorram testes com os trens da BYD SkyRail e outros contratos também avancem. Por isso não é esperado que o governo divulgue um período claro sobre inauguração
Linha 6-Laranja – 15 estações entregues em outubro de 2025
A apresentação do coordenador traz como previsão de abertura da Linha 6-Laranja, construída em regime de Parceria Público-Privada (PPP), em outubro de 2025. É, no entanto, o prazo divulgado logo que a obra foi retomada, em outubro de 2020.
Durante a chegada do Tatuzão Sul à Perdizes, o governador Tarcísio citou outra previsão, que indica que a LinhaUni, sua futura operadora, abrirá um trecho entre Brasilândia e Água Branca em 2026 e o restante, apenas em 2027.
A opção por inauugurar o ramal parcialmente existe no contrato e só requer que esse trecho esteja conectado à malha metroferroviária. Daí a necessidade de chegar até Água Branca, onde haverá a ligação com as linhas 7-Rubi e 8-Diamante.
Opinião do editor
Os prazos informados por Alberto Epifani parecem factíveis, com exceção da Linha 6-Laranja. No entanto, boa parte das obras ainda se encontra em estágios em que há grande risco de imprevistos como problemas com a escavação dos tatuzões, dificuldades com áreas com artefatos arqueológicos e mesmo assuntos burocráticos, como a novela para alargar a Avenida Ragueb Chohfi, entre outros.
Portanto, datas que caem no último ano de mandato costumam ser facilmente postergadas para o próximo governo. São três anos pela frente para transformar a teoria em prática.
Prazos bem factíveis, mas tenho a impressão que ste governo vai “parar no tempo” quanto a expansão da rede. Se essas obras terminassem hoje, não teríamos nenhuma para começar. São Paulo não pode esperar terminar uma pra começar a outra (como sempre vejo alguém comentando). Até 2027, com sorte, teremos o início da Linha 19 e talvez as expansões das linhas 4 e 5. Isso é muito pouco. Governo tem de ser mexer mais.
O cara tá mandando bem, finalizando as coisas que estavam travadas, estabelecendo prazos, cobrando e você preocupado em fazer mais divida em sp. Primeiro termina o que está parado, depois se inicia novos projetos
Investimento não é dívida. São Paulo paga o preço até hoje de ficar quase 20 anos com expansões mínimas no Metrô. Terminar as obras atais sem se preocupar com o futuro, significa ficar quase 20 anos sem novas linhas. É isso que você quer? E me estranha você me dizer em dívida, já que o “cara” vai fazer tudo pela iniciativa privada. A dívida não seria pública.
que dívida? a linha 6 por exemplo é construída com dinheiro da Acciona,o Estado não tá investindo com nada, só o governador propor a iniciativa privada interessada na construção de futuras linhas,como por exemplo a linha 19 que precisa começar o quanto antes pra dar suporte a linha 2 quando chegar em Guarulhos, senão vai entrar em colapso com a demanda alta da região
Interessante que a principal falácia da entrega da linhas estatais é permitir a ampliação da rede, quando se sabe que na verdade vai diminuir o ritmo. Iniciativa privada não constrói nada e ainda por cima exige contratos extremamente danosos ao caixa do estado.
Não acredito q o trecho até o Ipiranga fique pronto antes do trecho até a Av. Jacu-Pêssego, este as obras estão a todo o vapor, enquanto a estação Ipiranga sequer começou as obras, acho q o governador pode ter se confundido
Com sorte até 2028 eles entregam tudo
rarararararararara
2030 começam a tentar entregar alguma coisa.
eu não acredito em nada que esse governo fala, ele não tem palavra, eu me arrependo de ter votado nele.
Tudo igual, ou melhor: todos iguais, e o povo continua votando nesses caras !! já passou da hora de cairmos na real !!
Nossa que terrível, linha 2 até Penha atrasada pra 2027 agora, além da linha 15 até Jacú. 2027 se esperava que já estivesse chegando em Cidade Tradentes. Uma humilhação.
E anda tem um povo alienado dizendo que são prazos factíveis. É na real um escândalo isso.
A linha 15 deve atrasar por conta da licitação do alargamento, ja q a Álya entrou com recurso contra a vencedora da licitação, o metrô ainda esta analisando, e isso pode demorar alguns meses.
Quanto a linha 2 – Verde, esse ja era o prazo esperado dela.
Há 2 problemas basicamente.
Na L15, o trecho até Ipiranga não deve ficar pronto em 2026, pois sequer começaram as desapropriações necessárias no trecho.
Somente Boa Esperança tem viabilidade para ser entregue antes.
Já na L6, o fato de operar primeiramente até Água Branca significa jogar toda a demanda da linha, desde a Brasilândia, sobre outras 2 linhas (7 e 8) que já passam cheias/lotadas neste trecho (e a L6 de Água Branca até Brasilândia vai atrair pouquíssima demanda das linhas 7 e 8).