O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) aproveitou o evento de chegada do Tatuzão Sul, da Linha 6-Laranja, em PUC-Cardoso de Almeida, para atualizar informações sobre outros projetos de expansão da malha metroferroviária.
Além de citar a Linha 2-Verde e a concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade à iniciativa privada, o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, comentou sobre a extensão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra.
Segundo ele, as obras do novo trecho, que contará com duas estações (Chácara do Jockey e Taboão da Serra), deverão ter início em dezembro com a inauguração prevista para 2028.
A previsão é mais otimista que a passada pela mesma secretaria a este site semanas atrás, quando se apontou que as obras começariam no início de 2025.
A obra, cujo valor de investimento deve chegar a R$ 3 bilhões, será bancada pela ViaQuatro, operadora do ramal, mediante compensação futura na concessão – a hipótese mais provável é que a empresa fique mais um período à frente da operação, para recuperar o investimento.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
“Este mês, estivemos em reunião com o prefeito de Taboão da Serra para discussão de alguns pontos do projeto. Conceitualmente, essa obra já é paradigmática: será, provavelmente, a primeira linha da rede metroviária a ultrapassar os limites da capital. Uma vez aprovado o projeto e especialmente o orçamento, iniciaremos as obras”, afirmou o secretário executivo de Parcerias em Investimento, André Isper Rodrigues Barnabé.
Viagem em 55 minutos
Segundo estimativas do governo, o tempo de viagem entre Taboão da Serra e a estação da Luz será de 55 minutos e haverá integração com os terminais de ônibus nas estações Vila Sônia, São Paulo-Morumbi, Butantã e outros da região.
A expectativa é que a nova extensão irá atrair mais de 80 mil novos usuários por dia, com o ramal passando a ter 16,1 km contra 12,8 km atualmente. Serão 13 estações ao todo.
Como já mostrado pelo site, a Estação Taboão da Serra será construída no lugar de antiga concessionária de veículos Sorana Sul e terá duas entradas, nos opostos da Rodovia Régis Bittencourt. Já a Estação Chácara do Jockey ficará localizada próxima ao Parque de mesmo nome, na Avenida Professor Francisco Morato.
No momento, a ViaQuatro está realizando o projeto executivo da extensão e ainda precisará assinar um termo aditivo com o governo que definirá os aspectos financeiros do empreendimento.
Vamos ver de quanto será a conta e qual será a qualidade do projeto da CCR.
No subtítulo da matéria, está escrito que a extensão contará com “duas extensões”. Não tenho certeza, mas creio que era para ser “duas estações”, caso quiser verificar
Afinal, qual é o nome da estação intermediária? No início era Chácara do Jockey, mas uns anos atrás o Metrô alterou para Guilherme Drumond Villares. Não entendo.
Corrigindo Guilherme Dumont Villares , parentes do ilustre Santo Dumont.
bem que poderiam fazer o projeto no sentido nordeste da linha até Guarulhos ao invés da linha 19 celeste
oxe, como a viagem terá 55min se o trecho atual tem 23min de viagem? deveria ser acrescentado no máximo mais 4min de viagem né?
Projeção de viagem fora do horário de pico e também que as duas novas estações serão as mais afastadas da linha atualmente.
Mas não é tão longe não, pô. De ônibus com faróis dá no máximo 20/25 minutos.
Deveriam pensar em expandir também a linha 4 da Luz até o Sacomã ou até São Bernardo. Aliás no projeto original do metrô estava planejado uma linha que ia do Jóquei Clube até o Sacomã. Ela faria mais ou menos o mesmo percurso que a atual linha 4 e a partir da Luz ou uma estação situada na Avenida Senador Queiroz iria até o Sacomã passado pelo Parque Dom Pedro, Glicerio, Cambuci, Ipiranga e Sacomã. E por isso que há um túnel na estação Dom Pedro, para receber esta futura linha.