A Linha 16-Violeta de metrô será oficialmente incluída no Programa de Parcerias de Investimentos do governo do estado, que já conta com ramais como as linhas 19-Celestre e 20-Rosa.
O ramal que deverá ter 16 km em sua primeira fase entre Oscar Freire e Abel Ferreira será qualificado em uma reunião marcada para o dia 24, terça-feira, segundo revelou a coluna Broadcast, do jornal O Estado de São Paulo.
O artigo não cita a fonte da informação mas nesses casos o comum é que o próprio governo tenha “vazado” o assunto à redação, como ocorreu semanas atrás quando a construtora Acciona deu entrada em uma Manifestação de Interesse Privado (MIP) para aprofundar os estudos do ramal.
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Até o momento, a Linha 16 vinha sendo estudada pelo próprio Metrô e não estava entre as prioridades da gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos), assim como a Linha 22-Marrom.
O interesse da Acciona, que é a maior acionista da Linha Uni, concessionária responsável pela Linha 6-Laranja, mudou o cenário e trouxe a nova linha para uma posição mais à frente na fila de projetos.
O governo aguardava mais dados da empresa para autorizar os estudos de engenharia, arquitetura, financeiro e operacional do ramal, mas a Acciona parece já ter tomado à frente dessas atividades.
Isso porque sua sugestão de traçado, com mudanças no trecho entre Jardim Paulista e Parque da Mooca, já é divulgada pela própria gestão estadual.
Outro possível indício que a construtora espanhola já estaria trabalhando para aprofundar os estudos com a presença de sondagens no subsolo em locais que coincidem com o novo traçado proposto por ela.
Procedimento de Manifestação de Interesse
A despeito de se mostrar a mais mobilizada em tirar a Linha 16-Violeta do papel, a Acciona terá de obedecer ao rito do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), que será publicado pelo governo após a qualificação do projeto.
Com ele não apenas a Acciona mas outras empresas poderão apresentar as suas visões do projeto.
A Linha 16 já é avaliada pelo Metrô desde pelo menos 2018 quando este site a revelou com exclusividade. O projeto surgiu como um substituto da Linha 6-Laranja no trecho leste, mas ganhou um traçado diferente, que passava pela estação Paraíso e atendia a região do Jardim Paulistano.
A própria companhia do estado desenvolveu um projeto diretriz adotando novas técnicas como vias com maior inclinação, estações com elevadores e o uso de um megatatuzão que seria capaz de escavar até o corpo das estações.
A proposta inicial da Acciona, no entanto, prevê o uso dos dois tatuzões hoje em atividade na Linha 6 e que escavam túneis duplos comuns.
A concessão da Linha 16 deve ter um prazo de 30 anos com oito anos para implantação e 22 para operação. Num cenário otimista, o ramal poderia ser aberto por volta de 2035.
2035 é cenário otimista para as linhas 19-Celeste e 20-Rosa. A violeta , no estágio que está, é para a década de 40 no cenário otimista
Acho 2035 factível para uma empresa como a Acciona e o know how adquirido na construção da Linha 6.
eu sabia que a manifestação de interesse da Acciona, faria o governador acelerar a linha 16, até passou na frente das outras.
Ao invés de fazer esta linha poderiam expandir a linha 6 até a estação Abel Ferreira.
Justo, muito justo, justíssimo! Inclusive com a própria Acciona reciclando os tatuzões usados no restante da L6.
Esse trecho dos Jardins e Oscar Freire, embora seja mais lucrativo ao concessionário, está longe de ser prioritário na rede, principalmente enquanto não temos metrô em Cotia, Guarulhos e São Bernardo. Querer tratorar a L16 na frente da L19 por causa do olho gordo da Acciona, não só contraria o interesse público como também é um péssimo cálculo político pro Tarcísio (pra ser presidente tem que levar o voto dos pobres).
E depois, onde entraria a L16 aí??
incluir ele pode incluir. tirar do papel vai ser outra história