Governo vai reduzir intervalo de trens na Linha 9-Esmeralda com dinheiro descontado da ViaMobilidade

Secretário executivo de Parcerias em Investimentos afirmou que concessionária vai utilizar recursos abatidos em projetos para aprimorar operação do ramal de trens metropolitanos
Série 8900 da ViaMobilidade (Jean Carlos)
Série 8900 da ViaMobilidade (Jean Carlos)

Os recursos financeiros que foram abatidos do contrato de concessão com a ViaMobilidade Linhas 8 e 9 e que previam investimentos em áreas de manutenção e no acesso de uma estação será direcionados para tornar a Linha 9-Esmeralda mais eficiente.

A afirmação partiu do secretário executivo da pasta de Parcerias em Investimentos (SPI), do governo do estado, André Isper, que revelou que o foco será reduzir o tempo de espera pelos trens no ramal.

“Nós tiramos investimento que não fazia sentido estar lá porque vai estar neste lote [linhas 11, 12 e 13] e esse valor vamos investir na Linha 9, que é a mais problemática”, afirmou Isper durante a audiência pública em Mogi das Cruzes nesta sexta-feira, 21.

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Semanas atrás, a secretaria alterou o contrato de concessão retirando investimentos obrigatórios no escopo de obras da concessionária.

Trens irão circular entre Pinheiros e Mendes-Vila Natal (Jean Carlos)
Trens circulam entre Pinheiros e Mendes-Vila Natal em intervalos de 4,5 minutos no pico atualmente (Jean Carlos)

A SPI, no entanto, afirmou que o montante, calculado em cerca de R$ 200 milhões, seria aplicado em outros projetos de melhoria, mas não detalhou do que se tratava.

Por meio do Serviço de Informação ao Cidadão, este site recebeu os detalhes dos valores dos três projetos suprimidos, que somam R$ 131 milhões. A diferença pode envolver outros investimentos que será retirados do contrato.

A modernização do sistema de sinalização da Linha 9-Esmeralda, uma das mais movimentadas da rede sobre trilhos, já tem sido considerada pela própria ViaMobilidade.

Em apresentação recente, a CCR Mobilidade, que controla a empresa, afirmou que os dois ramais deverão passar a operar com o sistema ETCS, um padrão europeu de código aberto.

Atualmente, a Linha 9 opera com intervalos médios de 4,5 minutos no trecho Mendes-Vila Natal a Pinheiros durante o horário de pico. No restante da operação, o intervalo é de 9 minutos.

Embora não tenha citado números, é provável que a meta seja chegar a oferecer trens a cada 3 minutos, que é o indicativo que tem sido usado na concessão das linhas 11-Coral e 12-Safira.

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14 comments
  1. Quando querem privatizar as linhas de Metrô e Trem eles prometem um monte de coisas, um monte de melhorias, dizem que o governo vai parar de gastar o dinheiro público, que vai economizar milhões e todo aquele teatro. Ai no final das contas, eles não fazem quase nada do que prometeram, e pra piorar o governo tem que pagar para reduzir os intervalos dos trens, tem que pagar pelas melhorias… Assim fica fácil né, privatiza mas o governo é quem tem que investir, o governo continua gastando, ou seja, a tal economia prometida não acontece de fato e quem paga a conta é a população, que acaba pagando duas vezes pelo mesmo serviço. O lucro fica para a concessionária e o prejuízo fica para o povo.

  2. Que genial, tira o investimento em manutenção das linhas da CPTM pra ficar limpando bunda da CCR. A melhor parte é que a CPTM fica mais sucateada para justificar uma futura privatização.

    Como pode o MP permitir esse tipo de coisa ?

    1. Fácil meu amigo, todos vendidos. MP, ALESP, TCE etc. O Estado sendo “assaltado” e ninguém faz nada.

  3. os caras vão receber dinheiro para fazer aquilo que eles já deveriam fazer?

    está no documento: ANEXO III. A – DIRETRIZES OPERACIONAIS E DE MANUTENÇÃO OBRIGATÓRIAS

    suprimiram o looping interno da linha 9, e muitos trens vão só até pinheiros e não vão até osasco.

    como eu já suspeitava, a história é sempre essa: a concessionária não faz suas obrigações, e o dinheiro que recebe de multas ou desobrigações é para “reinvestir”. ou seja, vai sair de graça.

  4. outro ponto:

    “Nós tiramos investimento que não fazia sentido estar lá porque vai estar neste lote [linhas 11, 12 e 13] e esse valor vamos investir na Linha 9, que é a mais problemática”, afirmou Isper durante a audiência pública em Mogi das Cruzes nesta sexta-feira, 21.

    a linha 9 é a mais problemática?

    até pouco atrás a linha 9 era a menina dos olhos da CPTM. problema mesmo era nas linhas 7 e 12. agora virou a linha mais problemática?

    qual a razão de ter se tornado a mais problemática?

    o próprio secretário assume que a concessão é um desastre total.

    essa gente está acabando com o estado de SP, é um crime o que se essas autoridades fazem.

  5. um sistema de sinalização integrado poderia permitir, junto com algumas obras de adequação, percorrer o trajeto em conjunto com a linha 8, até a estação Júlio prestes, utilizando os mesmos trilhos e plataformas existentes, assim como no metro de Recife.
    com um pouco mais de investimentos, as plataformas da estação da Luz poderiam ser estendidas para acomodar 2 trens frente a frente, e com AMV’s em X nas duas pontas permitiria de um lado parar os trens da linha 10 e do outro parar os trens das linhas 8 e 9, tudo na luz, desafogando a hoje linha 7 que leva quantidades enormes de passageiros até a barra funda para lá, seguirem pela linha 8.

    1. N tem sentido conpartilhar trilhos e levar a L9 pro centro, as duas linhas tendo intervalos de 180s regulares elimina a necessidade de fazer tudo isso, pq diabos vcs tem tanto essa tara de levar mais e mais linhas pra Barra Funda e Luz em? Já existem linhss fazendo esse trajeto, basta investir no aumento de oferta delas q esses problemas somem, imagina só se o metrô resolvesse fazer loop na L1 e L3 só pra reduzir a baldeação na sé? N tem sentido, só precariza as duas linhas aumentando intervalos e reduzindo a capacidade de ambas pra suprir uma demanda local q já é atendida

  6. Tudo nessa linha zzzzzz
    Vão mais uma vez tomar trens da 8 pra favorecer essa linha superestimada, pois pra diminuir intervalos vão necessitar de mais composições. Comprar novos que não vão…

  7. Infelizmente a população está totalmente carente de defensores que nem deputados se apresentam, pois enquanto mais um cambalacho ocorre causando espanto, quando em nome da transparência, aquilo que deveria ser obrigação ética moral da apresentação de documentações rastreáveis e critérios para concessões, planilhas contábeis de limites de distribuição de verbas entre outros assuntos deveriam ser apresentados e debatidos e esclarecidos com a presença no mínimo o atual Secretário dos Transportes Metropolitanos, do TCU-Tribunal de Contas do Estado e MPE-Ministério Público Estadual, que deveriam ser mais atuantes atentos e rigorosos investigando com lupa estas perniciosas licitações inclusive as da região do ABC com concorrências e concessões sendo utilizadas como futuros trampolins políticos comprovadamente lesivas e estão causando enormes prejuízos para a população o Estado e o próximo governador e não se deixar ludibriar por governantes e dirigentes demagógicos em que o discurso é um e a pratica é outra.

    1. Legal, muito bom. mais o povo tem que pagar mesmo, quem mandou votar nesses caras? Bem feito!!!

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