A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) divulgou as regras para que idosos entre 60 e 65 anos possam utilizar trens, VLT e ônibus intermunicipais gratuitamente. O benefício passará a valer nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, mas apenas para quem já tem o Bilhete Único ou o Cartão TOP.
Nos trens, o passageiro com essa faixa etária poderá utilizar o benefício automaticamente, bastante encostar o cartão num validador nas estações do Metrô, CPTM, ViaQuatro, ViaMobilidade e em terminais e ônibus intermunicipais da EMTU na Região Metropolitana de São Paulo.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
“Já no VLT da Baixada Santista e nos demais serviços gerenciados pela EMTU nas Regiões Metropolitanas de Campinas, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte e Sorocaba, o benefício será operacionalizado por cartões de bilhetagem eletrônica emitidos pelas concessionárias e/ou permissionárias de cada região”, explica a nota.
Usuários que não possuem nenhum dos cartões deverão solicitá-los e esperar pela sua chegada. No caso do cartão TOP, a solicitação é feita por aplicativo de ceular ou por agendamento em um dos cerca de 80 estabelecimentos credenciados.
Até dezembro de 2020, pessoas acima de 60 anos não pagavam passagem na capital paulista e na malha metroferroviária e de linhas de VLT e ônibus da EMTU. Mas uma decisão conjunta do ex-prefeito Bruno Covas e do ex-governador João Doria extinguiu o benefício. Apenas quem tinha acima de 65 anos na época continuou a utilizar o transporte público gratuitamente.
Privilégio absurdo
Por que privilegio absurdo?