Greve Cancelada: Linhas 11, 12 e 13, da CPTM, funcionam normalmente nesta quarta, 26

Decisão foi tomada em assembleia do sindicato que representa as três linhas na noite de terça, 25
Trem da Linha 13-Jade (Jean Carlos)
Trem da Linha 13-Jade (Jean Carlos)

Os ferroviários do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Central do Brasil (STEFZCB), que representam os trabalhadores da CPTM das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, decidiram cancelar a greve que estava agendada para esta quarta-feira, 26.

A decisão foi tomada em assembleia na noite desta terça-feira, 25. Com isso, todas as linhas da CPTM funcionarão normalmente.

As linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, cujos funcionários são representados por outra entidade, já tinham previsão de funcionamento normal após o sindicato descartar adesão ao movimento. Já as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda deixaram de fazer parte da companhia estadual.

A CPTM propôs aos funcionários se manifestassem contra as concessões das três linhas, cujo leilão acontecerá na próxima sexta-feira, 28. Com iso, eles poderão protestar utilizando roupas pretas, por exemplo. A proposta foi aceita durante assembleia na terça.

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  1. Vergonha! Como os trabalhadores aceitarão o nosso patrimônio ser entregue a troco de banana para empresas parasitas? Eles realmente acham que camisas pretas vão assustar o governador? Que vergonha dos sindicalistas em recuar nesse momento tão critico.

  2. Já pode jogar o balde de groselha e o balde de pipoca na cabeça do sindicado! 🥃🍿
    Não adianta ficar fazendo greve, o povão jamais vai “colar junto” para defender o direito do funcionalismo estatal que já é privilegiado, ainda mais que o movimento recíproco nunca existiu – cadê os ferroviários fazendo greve para defender a jornada 4×3 para o coitado da CLT??
    Para quem defende a operação estatal, o jeito é torcer pra todas as concessões terem uma operação muito ruim a ponto de mobilizar politicamente a opinião pública, algo que hoje ocorre apenas em duas linhas.

  3. realmente pensar em si próprio é da maioria das pessoas, e não será diferente aqui, funcionário público sempre foi é será privilegiado, diga de passagem na pandemia, onde a maior parte da população perdeu renda e empregos, eles não trabalharam e receberam integralmente seus salários. o estado tem que dar segurança e saúde para a população e não transporte público. O estado bancando subsídios a população onde nem todos utilizam, é um pensamento arcaico, o melhor exemplo é as operadoras de telefonia, onde podemos escolher o que é melhor. Passar para iniciativa privada não é a melhor caminho, mas é a melhor opção hj.

    1. Peterson não sei se você sabe, mas as operadoras privadas também recebem subsídios. A prefeitura para bilhões para as empresas de ônibus, a CCR recebe do governo estadual através das suas três empresas.

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  4. o que aconteceu foi que o sindicato fez acordo com o governo e sabotou a greve, que já estava planejada pelos ferroviários. mudaram o horário da assembleia de última hora, chamaram um monte de pelego para ter maioria e conseguir acabar com a greve. isso porque a assembleia do dia 21 só foi conseguida a força, após conseguir assinatura de vários ferroviários , porque o sindicato mesmo não queria nem fazer assembleia nenhuma. pra eles não mudam nada, já que os funcionários da concessionária continuarão sendo representados por eles

  5. Decisao acertada, seria uma greve politica, que so iria gerar enfrentamento, do qual o governo nao iria recuar, e principalmente transtorno a população que depende do transporte, gerando mais antipatia da da mesma contra os grevistas. Quer fazer protesto façam, na frente da b3, durante as eleiçoes na camara estadual, etc. Greve em serviço essencial, so serve para causar revolta da população contra os grevistas.

  6. essa história já estava estranha com a possibilidade de paralização em apenas 3 linhas.
    Enfim…que eles façam bom proveito das suas rescisões e consigam se recolocar no mercado, afinal, são especialistas únicos em que mesmo?
    Agora vai ter um monte de moleque de 20…22 anos fazendo o serviço deles pela metade do preço e com 1/3 da qualidade.
    A passagem vai ficar mais cara e a diferença fica pro bolso da Camargo correia rodovias

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