Grupo Comporte se tornará maior operadora de trilhos em São Paulo após assumir linhas da zona leste

Em poucos meses, empresa superou a CCR que precisou de 15 anos para formar seu “império” sobre trilhos. Tendência é de expansão em novos leilões
Grupo Comporte (Jean Carlos)
Grupo Comporte (Jean Carlos)

O Grupo Comporte se tornará o maior operador de sistemas sobre trilhos em São Paulo, pelo menos no que se refere ao tamanho de rede. Com a vitória no leilão do Lote Alto Tietê, o grupo terá sob sua responsabilidade mais de 160 quilômetros de trilhos.

Com a vitória, a Comporte terá sob seu controle as operações das linhas 7-Rubi, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade. Além disso, todas as linhas em questão deverão ter expansão de seus serviços, aumentando sua área de influencia.

O Grupo CCR carregava a hegemonia no setor privado de mobilidade sobre trilhos. Apesar de sua participação, a empresa não conseguiu atingir seu objetivo final. Ao longo de 15 anos o grupo obteve a concessão de 113 quilômetros de trilhos nas linhas 4 e 5 de metrô, além das 8 e 9 de trens metropolitanos.

Esta marca foi superada em praticamente um ano por sua principal concorrente no setor de mobilidade, o Grupo Comporte, que se compromete a concretizar uma carteira de investimentos da ordem de quase R$ 30 bilhões com a implantação do TIC Campinas e revitalização das linhas recém adquiridas.

Orçamento da concessão das linhas 11, 12 e 13 (SPI)
Orçamento da concessão das linhas 11, 12 e 13 (SPI)

A CPTM, operadora estatal de trens metropolitanos, vê sua malha cair drasticamente. A empresa, que tinha a maior malha sobre trilhos em São Paulo, agora terá a menor, com apenas 34,9 quilômetros correspondentes a Linha 10-Turquesa, também alvo de um futuro leilão.

O Metrô de São Paulo por enquanto mantém uma malha de 71,5 quilômetros de extensão. A estatal é a maior empresa do setor quando se diz respeito à quantidade de passageiros transportados, com 2,2 milhões de usuários ao dia.

Perspectivas

O tabuleiro das concessões foi radicalmente modificado. Há alguns anos, esperava-se um monopólio do Grupo CCR nas linhas de trens metropolitanos. Foi a CCR que incentivou todo o processo de concessão através de Manifestação de Interesse Privado (MIP).

Concessão das Linha 11, 12 e 13 (CCR)

A operação das linhas 8 e 9 pode ter não só ter puxado um freio no viés expansionista do grupo como pode ter influenciado ideias como venda de participação nos negócios fosse considerada.

Os próximos leilões possivelmente devem ser pouco atraentes para o grupo, pois envolvem a construção de ativos. Atualmente este tem sido um problema já que as concessionárias encontram dificuldades em efetivar CAPEX dentro dos prazos estabelecidos em contrato.

Francisco Pierrini da CCR (esquerda) e Guilherme Martins da TIC Trens (direita) (Jean Carlos)
Francisco Pierrini da CCR (esquerda) e Guilherme Martins da TIC Trens (direita) (Jean Carlos)

Por sua vez, uma espécie de céu azul se abre para o Grupo Comporte. Concessões que envolvem grandes parcelas de investimento se tornaram foco para o grupo. A parceria com a gigante chinesa CRRC deve ser mais vista nas concessões cujo investimento em material rodante seja significativo.

A possibilidade de participação em leilões de Trens Intercidades poderá ser o foco principal da Comporte nos próximos anos. Caso a experiência com o TIC Campinas seja bem sucedida, tudo leva a crer que as próximas concessões sejam alvo do grupo.

As empresas estrangeiras poderiam também entrar no páreo com mais intensidade. O governo do estado está focado em disseminar seu pacote de investimentos para empresas europeias e asiáticas.

Algumas delas se mostraram interessadas nos projetos, mas ainda sem uma participação ativa nas concessões recentes.

O trajeto do Trem Intercidades Eixo Norte

Conclusão

O leilão do dia 28 de março foi significativo. A partir desse dia muitas coisas deverão mudar no que se refere ao setor sobre trilhos. A CPTM, empresa responsável pela modernização da rede ferroviária, deverá ser extinta eventualmente, uma vez que sua “razão de ser” seria eliminada.

A mudança de paradigmas com a ascensão meteórica da Comporte mostra que nem tudo são cartas marcadas. Cabe saber se o grupo iniciará sua operação sem cometer os mesmos erros da CCR nas linhas 8 e 9.

Linhas concedidas para a iniciativa privada (Jean Carlos)
Linhas concedidas para a iniciativa privada (Jean Carlos)

Os próximos leilões previstos para ocorrer serão das linhas 10-Turquesa com a 14-Ônix e do TIC Sorocaba. Grupos já estudam os projetos o que mostra que muito em breve esses ramais também serão geridos por empresas privadas.

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21 comments
  1. Patrimônio do Estado sendo destruído por um governo que visa enriquecer os grandes empresários.
    Empresas privadas não tem competência para administrar o sistema metro ferroviário, já está comprovado com a concessão das linhas 8 e 9, num período curto de tempo teremos na capital Paulista uma SuperVia e um sistema de transporte sobre trilhos igual ao do Rio de Janeiro, lamentável.

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  2. E ninguém fala dos funcionários da CPTM, a empresa acabamfo e esse governador não diz nada.sobre isto, e estas empresas que estão entrando pagam a metade do salário e o dobro da carga horária……e o povo que vai se lascar com a piora do servico, porque estão saindo funcionários com bastante experiência ferroviária e entrando pessoas que nunca trabalharam com trens…e pagar pra ver…..lamentável

    1. Os funcionários da CPTM estão preferindo ir para o TIC trens que estão pagando quase o mesmo que a CPTM do que a ViaMobilidade que está mais da metade do salário que a CPTM paga.

      1. não, ele está dizendo que teremos salários de fome e exploração de mão de obra.

        por isso que na VM não para ninguém e não tem mão de obra especializada. mão de obra especializada precisa ser valorizada, um país que não valoriza o trabalhador, principalmente quem é especializado e tem experiencia, é um país que não progride. um país que remunera mais um motorista de aplicativo ou revendedor de e-commerce de produto chinês do que alguém que fez curso técnico ou superior, é um país fadado ao fracasso.

        1. Salario no mercado é definido por oferta e demanda, se nao tem gente especializada para uma funçao, quem for, vai ser bem pago, isso é um fato. Se a vm esta perdendo profissionais para as concorrentes logo fará politicas de contençao com beneficios e salarios maiores, nesse ponto foi otimo a comporte ter ganho pois gera uma necessidade maior de profissionais e uma maior concorrencia tbm. É diferente do serviço publico aonde temos diversos exemplos de funcionarios que não se importam com produtividade ou bom atendimento, pois se agarram a estabilidade, sem falar da galera que entra em estatatis por indicação politica e nao por capacidade.

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          1. “É diferente do serviço publico aonde temos diversos exemplos de funcionarios que não se importam com produtividade ou bom atendimento, pois se agarram a estabilidade, sem falar da galera que entra em estatatis por indicação politica e nao por capacidade.”

            Existe uma MEIA verdade nisso. Há sim uma parcela que age assim, mas não podemos esquecer que há concursados que estão mais de 10 anos no Estado e já sofreram com assédio político, assédio da população, abuso de poder alheio (pessoas pedindo favores)… Nisso parte de quem está no Estado acaba agindo de forma cínica e trabalhando o mínimo possível. Não há apoio psicológico para eles. Assim como de fato há gente que entrou concursada só pelo concurso mesmo e faz de tudo para trabalhar o mínimo, seja puxando saco de chefia e tudo mais. Como não trabalho dentro do Estado, não tenho indicadores. Mas conheço pessoas que trabalham dentro do Estado – pessoas boas – e sei o quanto elas tem que lidar com a população e políticos.

            Quanto a remuneração e reconhecimento, isso acaba sendo cultural também. Pessoas valorizam números, não conhecimento. Senão a Via Mobilidade teria mais pessoas que eram CPTM dentro dos quadros.

  3. todos os 3 leilões de transporte sobre trilhos feitos sob gestão de Tarcísio de Freitas terminou com o grupo comporte como vencedor. CBTU MG, linha 7 e linhas 11/12/13.

    tanto no leilão da linha 7 quanto da CBTU, leilão sem concorrência e com lances mínimos. no caso do leilão da 7, teve o agravante do governador se reunir com o grupo comporte na véspera. o leilão do bloco leste foi um jogo de cartas marcadas, em que um entrou para fazer de conta e não ficar um concorrente só.

    vamos ver o que vai dar. tem gente comemorando o fato da CCR não ter pego, mas a comporte ainda não começou a operação na linha 7 para ter um parâmetro

    1. Concordo totalmente com você. Todos estão comemorando que o Grupo Comporte venceu esta concessão, mas e se for pior do que o Grupo CCR foi no ínício das Linhas 8 e 9?
      Muitos estão contando com o ovo antes da galinha, nem sabemos se de fato a operação da Linha 7-Rubi com a TIC Trens será boa mesmo.

    2. Exatamente, se a ccr foi imprudente achando q seria fácil pegar as L8 e L9, eu quero só ver a comporte dar conta da L7, L11, L12 e L13 de uma vez, nem mesmo a CRRC vai salvar tamanho desastre

  4. Uma vez que o Estado não mais arcará com Transporte, nossos impostos irão para onde ?
    Teremos descontos em impostos embutidos até na cesta básica ?
    Pelo que sabemos nossos impostos seriam para pagar Saúde, Transporte e Educação

    1. O transporte público, mesmo quando concedido, ainda é bancado pelo estado em conjunto com a tarifa pública. Para que fosse só a tarifa pública, ela seria tão elevada que somente a alta renda poderia pagar.

  5. Eu só questiono uma coisa:
    Embora que não seja um serviço de extrema necessidade para o dia-dia, como ficará o serviço do expresso turístico após todas essas privatizações?

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  6. se a CPTM fosse boa, não teria perdido a oportunidade de fazer São Paulo ser referência no transporte sobre trilhos. sem metas, há funcionários acomodados ganhando através de quem dá duro, como em qualquer empresa mal gerida. infelizmente sempre respinga, e o operacional excelente acabou pagando o justo pelo pecador.

  7. … não vejo a concessão a iniciativa privada como algo ruim… vejo hj q muitos funcionários públicos se acomodam e acaba estragando o próprio serviço… entregar algo a iniciativa privada é progresso… pois diminui e muito a burocracia q envolve o administrativo.

  8. Toda vez que vejo alguém reclamando de funcionário e serviço público, só penso que policial, professor e médico muitas vezes atendem baseado em ganhos públicos. E que iniciativa privada só atende quem paga eles. Pesquisem sobre os Estados Unidos, onde grande parte dos serviços é privado, e entenderão.

    (As vezes tenho uma teoria conspiratória que quem comenta a favor de empresa no final tá ganhando dinheiro de empresa com apoio da CIA, FBI e órgãos dos Estados Unidos para isso… ow droga, primeiro de abril foi ontem…)

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