Segundo maior município do estado de São Paulo em população, Guarulhos aguarda com ansiedade há vários anos a chegada do Metrô.
Embora tenha passado a contar com um serviço sobre trilhos desde 2018, a Linha 13-Jade da CPTM, o ramal tem altos intervalos e baixa conectividade, além das estações ficarem em regiões relativamente distantes.
A promessa de implantar uma linha de metrô de fato tem esbarrado em falta de recursos e prioridades da gestão estadual mas, pelo que tudo indica, finalmente os projetos existentes irão sair do papel em breve.
E, curiosamente, Guarulhos deve ver obras de dois ramais ao mesmo tempo a partir de 2026, se não houver imprevistos. Tratam-se da extensão da Linha 2-Verde e a inédita Linha 19-Celeste.
Horizonte ainda distante
É um alento para quem espera um transporte público de qualidade, mas será preciso muita paciência ainda para usufruir desse benefício.
A razão é óbvia: obras de metrô demoram, sejam responsabilidade direta do estado ou repassadas à iniciativa privada.
Pode existir uma diferença entre gestões, porém, não se implanta um sistema complexo como esse em menos de cinco anos – exceto talvez na China.
No caso das linhas 2 e 19, isso significa esperar até o início da década de 2030. Sim, na melhor das hipóteses, a Linha 2-Verde passará a atender os guarulhenses em 2030, já a Linha 19 tem prazo atual de conclusão em 2032 na hipótese mais otimista.
Como empreendimentos como esses dificilmente não passam por imprevistos, vale esperar por algum atraso de um a dois anos, aproximadamente.
Mas o que vem por aí para Guarulhos? Entenda:
Linha 2-Verde – duas estações entre 2030 e 2031
A extensão da Linha 2 até a estação Dutra, às margens da Rodovia Presidente Dutra, está no radar do governo há muitos anos. Deveria ter sido iniciada no começo da década passada, mas a economia do país piorou e o projeto foi engavetado após licitações concluídas.
Reativada em 2019, a expansão do ramal ficou limitada ao trecho até Penha com oito estações e que deve ser concluído em 2028.
O segundo trecho tem cinco estações, duas delas (Ponte Grande e Dutra) dentro de Guarulhos. Destas, Ponte Grande ainda não tem projeto, o que será alvo de uma licitação em breve.
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) previu nesta semana que a Linha 2-Verde chegará à Guarulhos entre 2030 e 2031. As obras em parte dos canteiros terão início a partir de março de 2025.
Em 2026, diz o gestor, chegará ao país um novo tatuzão que escavará a partir de Penha até Dutra.
Linha 19-Celeste – 15 estações em 2032
Certamente é o projeto mais esperado por Guarulhos já que fará uma ligação direta entre o centro da cidade e a região central da capital. O ramal tem avançado lentamente nas mãos do Metrô, com estudos, projetos e desapropriações em andamento.
Deveria ter sido uma concessão à iniciativa privada, mas a gestão estadual mudou de ideia, e repassará a tarefa de implantar a Linha 19 ao próprio Metrô que, ao que tudo indica, pode seguir no papel de operador.
A companhia anunciou que o edital de projeto executivo e obras civis e sistemas será lançado ainda no primeiro trimestre de 2025, com o pontapé das obras ocorrendo em 2026.
O prazo de implantação, de seis anos, é bastante otimista, no entanto. Pegue-se o exemplo da própria extensão da Linha 2 até Penha para ver que, embora os trabalhos estejam em bom ritmo, serão precisos sete anos para abrir o primeiro trecho. E isso porque havia contratos assinados já.
Linha 13-Jade – quatro estações entre 2032 e 2033
Guarulhos não terá apenas duas linhas de metrô, mas também uma Linha 13-Jade mais extensa e conectada. A expansão do ramal de trens metropolitanos estará a cargo da futura concessionária do lote Alto Tietê, que também inclui as linhas 12-Safira e 11-Coral.
Entre os investimentos previstos estão a extensão da Linha 13 até Bonsucesso com quatro estações além de outras duas em São Paulo que conectarão a ferrovia à Linha 2-Verde em Gabriela Mistral.
Linha 2 é a aposta mais certeira
Diante desse cenário, a chegada da Linha 2-Verde na estação Dutra é a mais palpável no momento, algo que se encontra relativamente encaminhado e que tem maiores chances de ser concluída antes.
Será o início de um período bastante empolgante para quem mora ou se desloca para Guarulhos, não há dúvida. Resta torcer para que ninguém mude de ideia até lá.
A Linha 19 – Celeste não ter mais 2 ou 3 estações e chegar em Cecap para haver conexão com a Linha 13 – Jade é muito ruim. Imagina-se essa rede toda em funcionamento, e um morador de Bonsucesso, por exemplo, não poder sequer chegar ao Centro da cidade sobre o sistema metroferroviário. Será que esse passageiro é menos importante do que o que mora no Bosque Maia?
A extensão da L2 até GRU começa em 2026, pois é a previsão de chegada da tuneladora. A licitação pro tatuzão da L19 nem iniciada foi, então como é possível também se iniciar a obra no mesmo ano se demora 2 anos para a entrega do equipamento? Tenho minhas dúvidas em relação a esses prazos