Há 60 anos, trens ligavam a estação Júlio Prestes ao Autódromo de Interlagos em 40 minutos

Com uma tarifa que nos valores de hoje equivaleria a 10 reais, o passageiro poderia ir e voltar do centro de São Paulo até o extremo sul da cidade.
Com custo de "R$ 10" poderia pegar o trem do centro de São Paulo até Autodromo (Acervo Museu Cia. Paulista)
Com custo de “R$ 10” poderia pegar o trem do centro de São Paulo até Autodromo (Acervo Museu Cia. Paulista)

A implantação de serviços expressos até o Autódromo de Interlagos utilizando a ferrovia até então poderia ser considerado um evento inédito. Porém, há mais de 60 anos uma empresa pública oferecia tais serviços.

Em 1961, a Estrada de Ferro Sorocabana, empresa que antecedeu a Fepasa, oferecia serviços de passageiros ligando a estação Júlio Prestes, no centro de São Paulo, até a estação Interlagos.

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Em matéria publicada no jornal Folha de São Paulo da data de 18 de agosto de 1961 era explicado como embarcar nos trens até o autódromo pagando uma tarifa de Cr$ 42,00, contemplando ida e volta. Em valores de hoje seria algo em torno de R$ 10,07.

Estação Cidade Dutra (Folha de SP)
Estação Cidade Dutra (Folha de SP)

O percurso de 40 minutos passava pelas estações de Barra Funda, Lapa, Domingos de Morais, Vila Leopoldina e entrava no trecho da atual Linha 9.

De lá passava-se pelas estações Universidade, Jaguaré, Parada Sears, Pinheiros, Jóquei Clube, Morumbi, Ponte Morumbi, Monarck, Santo Amaro, Penhinha, Socorro, Jurubatuba, Cidade Dutra e Interlagos.

Estação Cidade Dutra (Jean Carlos)
Estação Cidade Dutra (Jean Carlos)

Apesar de fazer parada em Interlagos, o autódromo ficava mais próximo da antiga estação Cidade Dutra (500 metros), a única original da Linha 9 que preserva suas características construtivas até os dias de hoje.

Na época eram poucos trens que faziam o percurso. Eram oito trens diários, sendo que dois deles faziam o percurso até o litoral paulista.

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16 comments
    1. aí que tá seu erro a sorocabana era privatizada , aí veio lixo da estatização pela fepasa/ cptm e acabou com com esse expresso futuramente até Varginha

      1. Da uma pesquisada aí fanático de privatização.
        A ferrovia sorocabana começou privada e passou para a mão estatal em 1919, você acha que está falando com leigo?

  1. Na realidade, foram os governantes bastante INCOMPETENTES, que tivemos ! É isso, ou não é ?

  2. No ano de 1961 a Estrada de Ferro Sorocabana transportou 18,7 milhões de passageiros nas suas duas linhas de subúrbio.

    Apenas em junho de 2023 a ViaMobilidade transportou 19,1 milhões de passageiros nas suas duas linhas.

    Então não faz sentido comparar um serviço de 60 anos atrás com o atual.

  3. Ivan, claro que faz, para estrutura da época isso era muita coisa. Cara, enfim, aqui querem colocar a iniciativa privada reinventando a roda pra tudo. O Sudeste inteiro era praticamente interligado pelo transporte ferroviario de passageiros, foi assim que minha família chegou a São Paulo. Hoje fazem uma novela para levar um trem até Campinas que é “aqui do lado”.

    1. o problema do trem intercidades hj é q na época que isso era comum o estado resolveu sucatear até fechar todas ferrovias do estado em favor do lobby rodoviário, hoje fazer um trem faria competição com o modal rodoviário, e como todo governo de direita o lucro é que manda, e pra manter velocidade competitiva com o setor rodoviário tem que se fazer intervenções bem severas no traçado sp-jundiaí pra garantir velocidade alta no trajeto que é absurdamente tortuoso, o mesmo ocorre com o trajeto até sorocaba, se a L11 n estivesse tão saturada e a L12 não estivesse sofrendo pra ter melhorias, o trecho até São José dos Campos seria o mais fácil de implementar, mas o governo quer pq quer focar em campinas que é a segunda maior cidade do estado

      1. Nunca existiu lobby rodoviário. Nossas ferrovias foram implantadas pela iniciativa privada de forma precária, visando lucro fácil e a estatização delas foi um desastre (com corrupção e ineficiência permeando as estatais).

        A Estrada de Ferro Sorocabana faliu três vezes (1896, 1903 e 1918). E nessa época não existiam caminhões no Brasil.

  4. Que não é época de dec 40 50 60 70 , Não existia Estudos ambientais e entre outras coisas , alem disso as vias não tinham padrão com tem hoje

  5. A matéria da Folha de 1961, fala que o local, onde hoje é o Autódromo era utilizado aos finais de semana para competições e apresentações de carros…

    A Prefeitura, o Governo do Estado de São Paulo e as montadoras de veículos no Brasil poderiam utilizar a mesma estratégia e utilizar o local para apresentações de veículos, motos. caminhões nos meses que não se tem o evento da Fórmula 1 no Brasil. Como faziam no estacionamento do 🏟 Estádio do Pacaembu.

    Os valores que fossem cobrados dos vsitantes e das empresas parceiras em tal projeto, poderia ser criado um Fundo Autódromo de Interlagos… para cuidado, revitalização e segurança do local.

    Parceira Público Privada – PPP para zeladoria de bem público

  6. o grande problema desse serviço expresso do the Town é que, apesar de estar previsto no contrato de concessão, trata-se de um serviço que por não ter linhas exclusivas no trecho a partir de comandante Sampaio (onde imagina-se que desde Barueri vai utilizar a linha auxiliar) vai interferir no serviço regular, que já é caótico devido ao aumento do intervalo feito pela via mobilidade.

    além disso, o estado já remunera a via mobilidade por passageiro transportado e é o responsável pela arrecadação de bilheteria. com isso, a via mobilidade vai continuar recebendo pelo usuário comum e vai ganhar 40 reais por usuário premium, utilizando o serviço expresso. essa é a grande questão.

      1. Se uma propriedade regular é passível de desapropriação. Imagine uma irregular kkkkk
        É passar o trator e colocar os trilhos rumo a Parelheiros e depois Santos.

  7. Em 1974 fui com a minha mãe até a Barra Funda… tinha 6 anos de idade…pegamos na marginal Pinheiros onde fica a estação João Dias da atual linha esmeralda… bons tempos!

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