Em meio à pressões para ter seu contrato rescindido, a ViaMobilidade Linhas 8 e 9 se prepara para receber o primeiro trem novo, de uma encomenda de 36 unidades feita junto à Alstom.
Uma nova imagem de um dos trens passou a circular nas redes sociais neste fim de semana, mostrando a composição com aparência quase final. Como já se percebia, o trem padrão Metropolis possui uma máscara característica, com conjunto de luzes de iluminação duplos e até uma câmera instalada logo abaixo do para-brisa. A previsão é que ele seja entregue neste semestre, mas terá de passar por vários testes antes de ser colocado em serviço.
A encomenda de trens novos é um dos requisitos exigidos no contrato de concessão com duração de 30 anos, que começou a valer há um ano. A ViaMobilidade assumiu as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda em 27 de janeiro de 2022, mas nos primeiros 12 meses sua gestão tem sido marcada por acidentes preocupantes, como descarrilamentos e choque de um trem, além de falhas quase diárias.
Entre os argumentos repetidos pela empresa, que é controlada pelo grupo CCR, está a herança dos trens desgastados repassados pela CPTM e problemas crônicos com a infraestrutura como defciência de oferta de energia elétrica, equipamentos, entre outros.
O governo, por sua vez, detalhou todos esses aspectos no edital e permitiu que as empresas interessadas fizessem avaliações e visitas para conhecer os dois ramais.
“Vamos partir para cima”
A concessão das linhas 8 e 9 da CPTM foi a primeira de trens metropolitanos em São Paulo e terminou com a concessionária oferecendo quase R$ 1 bilhão de outorga inicial, além de um plano de investimento bastante polpudo. No entanto, o período de transição teria sido um dos grandes problemas apresentados já que a ViaMobilidade logo teve problemas assim que passou a ser a única responsável pelas linhas.
Os graves problemas têm motivado o Ministério Público a pedir o fim da concessão, uma medida traumática e que certamente não resolverá a situação em curto prazo. Recém-empossado, o governador Tarcísio de Freitas anunciou uma reunião com representantes da ViaMobilidade nesta segunda-feira (23).
Para ele, falta investimento da concessionária em todos os sentidos. Tarcísio afirmou durante entrevista à Band News que seu governo vai “partir para cima” da ViaMobilidade.
“Nós vamos exigir qualidade, nós vamos exigir investimento. Falar que está investindo é uma coisa, agora o que nós queremos ver? Carro [trem] mais moderno funcionando, a gente que ver sistema de comunicação funcionando, quero ver a central de operação dele, se esses sistemas estão conversando, se tem disponibilidade, se eles estão trazendo o que tem de mais moderno para cumprir o contrato e conseguir oferecer uma prestação de serviço de qualidade”, explicou o Republicano.
“Se eles não conseguirem fazer isso, nós vamos aplicar as penas, inclusive a pena capital que é o perdimento do contrato, a extinção do contrato”, ameaçou Tarcísio, que contemporizou afirmando que a empresa privada certamente que não quer chegar a esse ponto.
O novo governador, no entanto, garantiu que a CPTM assumirá as duas linhas caso a ViaMobilidade não comprove ser capaz de fazer os investimentos necessários e melhorar o serviço.
Houve um retrocesso no que diz respeito ao design.
Lembram o design dos ônibus da CAIO. Mas ficou meio estranho assim.
Ô trem feio! Kkkk
Mas que possa chegar a operação logo, e que os CPTM sejam devolvidos.
A aparência é o que menos importa.
Uma mistura de Millenium IV com a série 2000 da CPTM 😂
Metropolis VIP 4…
Piadinhas à parte, queria ver esse apetite todo de verdade em cima da CCR. Porque na imprensa são uns Pitbulls, agora na hora de lidar com ela é tudo Pinscher. Manda treem, funcionário da CPTM e o que preciso for para que a CCR consiga rodar. E com a desculpa que é “para o bem da população”.