A expansão no sentido oeste da Linha 15-Prata está prometida pelo Metrô para 2025, quando o ramal de monotrilho se conectará à Linha 10-Turquesa, da CPTM. O projeto está em andamento, com a concepção da futura estação, desapropriações e outras etapas, mas uma dúvida persiste: afinal, quantas pessoas terão de deixar suas moradias na Favela de Vila Prudente?
Como se sabe, a companhia já manifestou a intenção de ocupar uma faixa da comunidade a fim de abrir espaço para que as vias da Linha 15 possam percorrer a região com segurança até atingirem a faixa de domínio da CPTM. Mas até hoje não se tornou público quais imóveis serão suprimidos. Em oportunidades anteriores, o Metrô afirmou estar conversando com representantes da comunidade, porém, nenhum documento foi publicado pela empresa.
Nesta semana, no entanto, a companhia compartilhou uma imagem do traçado da extensão até Ipiranga, onde é possível notar que os trens de monotrilho passarão muito próximos das casas que estão à beira da Avenida Luiz Ignácio de Anhaia Mello. O mapa é bastante semelhante a um infográfico publicado pelo site anteriormente.
Atualmente, o Metrô finaliza o trecho elevado entre a estação Vila Prudente e as proximidades do local, logo antes do início da rampa do Expresso Tiradentes, no eixo central da avenida. Pelo que a ilustração sugere, a partir dali as vigas e colunas farão uma leve curva à direita para livrarem o eixo que leva ao viaduto Grande São Paulo.
O traçado parece afetar uma quantidade pequena de moradias, ao contrário da infeliz ilustração da TV Globo em matéria exibida meses atrás, que informava incorretamente que a Linha 15 percorreria o centro da favela.
Ainda assim, trata-se de um assunto delicado e que certamente deve exigir mais tempo para uma solução que afete o mínimo a vida das pessoas.
Se todas essas expansões cumprirem os prazos, em 2025/2026 teremos a maior expansão da rede na história. Linha 6, Linha 2, Linha 15 nas duas extremidades, e aposto que a Linha 17 só fica pronta nessa mesma época.
Isso você tem razão.
Mesmo não contando com a Linha 17, seria a maior expansão do metrô.
É o Governo do Estado de São Paulo trabalhando por você.
Linha 11 Coral na Barra Funda (prometida para 2024, mas já estou considerando o atraso).
E nem assim vão conseguir fazer a mísera extensão de 2km da Linha 12 de Calmon Viana pra Suzano.
Só para lembrar, a quadrilha petista ficou 14 anos no poder e não investiu sequer em 1 km em mobilidade urbana na RMSP, mesmo esta região respondendo por 70% da movimentação de pessoas sobre trilhos no país. Nem São Bernardo do Campo, onde o partido nasceu e se fez conhecido, foi lembrado. Agora, depois de quase falirem o país em 2015, querem a galinha dos ovos de ouro do país, que é o estado de São Paulo. Haddad representará um retrocesso imenso em mobilidade urbana, pois não tem competência para lidar com isto. Como é de praxe em administrações petistas, vão querer reinventar a roda e deixarão o poder com tudo em projetos. O PSDB está a 3 décadas no poder e construiu as linhas amarela, lilás, prata, jade e ouro, além de já ter o projeto projeto da linha celeste e iniciar os estudos da linha rosa. Também modernizou a CPTM depois que passou para o estado. A CBTU era uma vergonha federal aqui. A quadrilha petista ficou praticamente metade deste tempo no governo federal, com toda a verba de mobilidade nas mãos e nada investiu aqui, além de cortar as verbas que tinha previsto na nuvem de fumaça chamada PAC. Nem pensar em colocar esta quadrilha para administrar o estado ou enterraremos de vez os planos da expansão contínua de nosso sistema metroferroviário, com recursos próprios.
O PAC, de fato, foi uma piada, com o trem-bala RJ-SP e afins. Entretanto, metrô e trem urbano não são do governo federal, mas sim do estadual. A União pode conceder empréstimos ou afins, mas não é de sua responsabilidade executar tais obras – diferente de trens de carga interestaduais, por exemplo. Poderia argumentar que outros estados com menos recursos precisavam muito mais de apoio em suas obras, por exemplo – se isso se concretizou ou não, é outra história que não cabe discutir aqui. Por outro lado, e como você disse, o PSDB está há trinta anos no poder e não conseguiu concluir a linha Ouro até agora, e acabou cancelando a linha bronze no ABC em favor de um suposto BRT que até agora não existe, fora outros inúmeros problemas. O que permite concluir, objetivamente, que o PT seria pior?
O PT seria pior, pq msm que não fosse responsabilidade do governo federal, nada impedia que eles investissem em outros projetos. Inclusive, existe outras cidades que o sistema metroferriviário pertence ao governo federal, como BH, Porto Alegre, João Pessoa, etc e msm assim não houve avanços. Enquanto, o metrô de São Paulo e a CPTM tem muitos problemas sim, mas comparado com os outros sistemas do Brasil, é o melhor. Isso, msm tendo a linha 18 cancelada e a linha 17 não entregue.
Em grandes metrópoles mundiais, como São Paulo, maciços investimentos federais garantem a expansão rápida do sistema metroferroviário, como ocorreu na Cidade do México, em Moscou, nas cidades chinesas, etc… O que piora aqui é que o governo federal fica com 92% do dinheiro paulista e não reinveste no nosso estado. Perdemos duas vezes. Resta ao governo de São Paulo fazer o que faz, concessões e PPPs. Reclamar de atrasos é não fazer ideia do que acontece. Durante o governo da quadrilha petista, o estado da Bahia recebia verbas para mobilidade muito maiores que São Paulo. A linha ouro está praticamente pronta, e o que vale é o número de linhas já entregues. Nenhum estado brasileiro é tão sugado por esta porcaria de governo federal como São Paulo. Porém, nenhum estado teve tanto avanço em mobilidade quanto aqui.
Já devia ser pra no máximo até ano que vem.
Não é assim que funciona. Toda obra desse porte tem etapas a serem cumpridas e isso leva tempo. Especialmente esta obra, que envolve delicadas desapropriações no trajeto.