A inauguração da estação São Paulo-Morumbi deve ficar para sábado, dia 27. A razão é que a esperada “vistoria” do atual governador Márcio França ocorrerá nesta sexta-feira, 26, data que era cotada para ocorrer a abertura da nova parada.
Segundo a assessoria de imprensa da gestão França, o governador fará uma visita à nova estação às 8h, portanto, dois dias antes do segundo turno da eleição, em que concorre com o candidato do PSDB, João Dória. Por conta da lei eleitoral, ocupantes de cargos executivos que concorrem à reeleição como França (que assumiu o cargo em abril após a saída de Geraldo Alckmin) não podem participar de inaugurações públicas.
Com isso, a estação, que já estaria em condições de abrir nesta sexta-feira, deverá ter o evento de abertura ocorrendo às 10h deste sábado, informação adiantada pelo site Ferroviando e ratificada informalmente para o MetrôCPTM por pessoas ligadas à atual gestão – oficialmente o governo ainda não confirma a data.
Mais 2,5 km de extensão
A estação São Paulo-Morumbi faz parte da segunda fase da Linha 4-Amarela e teve as obras reiniciadas em 2012, mas interrompidas por um ano por abandono do consórcio anterior. Assumida pelo consórcio TC-Linha 4 Amarela, as obras foram retomadas em agosto de 2016 com objetivo de entregar mais quatro estações e a ampliação do pátio Vila Sônia.
A primeira previsão de entrega da nova estação era para fevereiro deste ano, 18 meses após a retomada das obras, data que foi sendo postergada para julho e depois para setembro de 2018. Com ela, a Linha 4-Amarela voltará a ter sua extensão ampliada, de 9 para 11,5 km – a linha completa terá 12,8 quando a estação Vila Sônia for entregue por volta de 2020.
Atualizado às 16h40 do dia 25 de outubro.