Depois de várias promessas e adiamentos, agora parece que enfim a nova estação da CPTM em Suzano será inaugurada. Segundo relatos em redes sociais, o governo do Estado teria agendada a abertura no próximo dia 11, uma quinta-feira logo após o Carnaval.
Ainda assim, será uma abertura parcial já que apenas uma das plataformas passará a funcionar e com o mesmo serviço parador atual. Duas novidades prometidas, a extensão do Expresso Leste e a chegada da Linha 12, ficarão para um segundo momento, aguardando mais obras e adaptações para que o serviço possa chegar à cidade.
Depois de vários atrasos na obra, o governador Geraldo Alckmin chegou a anunciar que a estação abriria no dia 15 de janeiro que até divulgou um horário. Nada ocorreu e uma nova data surgiu: 30 de janeiro, mas que também acabou não confirmada.
Nesta quinta-feira, a CPTM publicou no Diário Oficial do estado ter obtido a Licença Ambiental de Operação para a nova Estação Suzano, que é uma das exigências para que a obra seja entregue.
Sem inaugurações
Com vários problemas no andamento das principais obras de expansão da malha metroferroviária, o governo do Estado terá na estação Suzano uma das poucas novidades disponibilizadas para a população da Grande São Paulo em 2016. Além dela, há chance de a estação de Poá, também da Linha 11-Coral, ser aberta este ano. Também para as próximas semanas deverão entrar em operação os novos trens das séries 8500 e 9500, parte de uma encomenda de 65 unidades, e que deverão melhorar a qualidade das viagens nas linhas da CPTM.
No caso do Metrô, o horizonte é bastante nebuloso. Uma primeira parte da expansão da Linha 5 é hoje a que está em fase mais adiantada, porém, não deve ser aberta antes de meados de 2017.