O Metrô dará início à instalação das portas de plataforma na estação Corinthians-Itaquera, da Linha 3-Vermelha, neste final de semana.
O projeto está a cargo da fabricante Alstom e faz parte do contrato do sistema de sinalização CBTC, em implantação. Por conta desse escopo, também a estação Palmeiras-Barra Funda receberá as fachadas de segurança produzidas pela empresa francesa.
Apesar do início dos serviços, o Metrô afirmou que eles não afetarão a circulação dos trens no ramal. “Em ambos os sentidos da linha, os trens desenvolverão a velocidade normal e os intervalos das viagens serão regulares”, explicou a companhia.
O embarque no sentido Palmeiras-Barra Funda poderá ser realizado, como de costume, pela plataforma 1.
O Metrô tem hoje dois contratos para implantação das portas de plataforma, o com a Alstom, que se encerrará após as duas estações da Linha 3, e um mais amplo, que prevê a instalação de 88 fachadas, sob responsabilidade do Consórcio Kobra.
Nesse projeto, a única estação a receber os módulos de portas foi Belém, mas a empresa deverá fazer o mesmo em outras quatro estações neste ano, segundo o Metrô. São elas Pedro II, Bresser Mooca e Tatuapé.
Quanto ao CBTC da Linha 3, alguma novidade?
O presidente do metrô disse que a previsão é finalizar CBTC da linha 3 vermelha até o final do primeiro semestre de 2023!
Parabéns aos consórcios Alstom e Kobra pela excelência e expertise na instalação das portas de plataforma , importantíssimas ao reduzir ao máximo falhas e problemas nas linhas , acidentes com pessoas que podem ser empurradas ou pisarem em falso e caírem no meio do trilhos principalmente durante os horários mais movimentados, que ocasiona excesso de passageiros nas plataformas espremendo todo mundo até o limite das plataformas , inclusive além da demarcação da linha amarela de segurança !
Vamos proteger a vida dos usuários , além de evitar situações de risco com um pessoa que foi filmada surfando em um trem da linha azul próximo da estação Santana , e com certeza se tivessem com as portas de plataforma , essa pessoas não iria conseguir acessar o topo dos trens , para se arriscar viajando por fora das cabines !
Não é a toa que metro de São Paulo já ganhou o prêmio de melhor das Américas. Melhora em quantidade e qualidade.
Maoir segurança sempre é bem vinda, só precisa haver mais transparência…..quanto isso custa aos cofres públicos…..dinheiro que sai do contribuinte tem que ter transparência. Eos prazos também geralmente não são respeitados