A implantação das portas de plataforma da estação Pedro II avançou de forma considerável nos últimos dias. Atualmente a segunda plataforma da estação está praticamente com os trabalhos de instalação física finalizados.
Equipar suas estações com as chamadas PSDs (Platform Screen Doors no termo em inglês) é uma das principais metas do Metrô para o ano de 2023. A companhia vem dando maior foco à instalação dos equipamentos de segurança nas estações da Linha 3-Vermelha.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O site acompanhou parte do processo de instalação das PSDs na plataforma sentido Itaquera da estação Pedro II. Na última semana estivemos novamente na estação e constatamos avanços na plataforma sentido Barra Funda.
Com exceção das extremidades, toda a plataforma no sentido Barra Funda já estava coberta até o momento que foram realizados os registros. O consórcio Kobra, responsável pela instalação, está utilizando módulos ao invés da construção do sistema in-loco como foi realizado, principalmente, nas estações da Linha 5-Lilás.
A vantagem dos módulos é que eles são previamente construídos e então encaixados na plataforma, que havia sido preparada para recebê-los. A consequência é uma montagem muito mais rápida.
Os próximos passos serão a instalação dos equipamentos elétricos, sensores e fiação. Os painéis de controle também deverão ser instalados para possibilitar, em um futuro próximo, a fase de testes e comissionamento dos equipamentos.
Atualmente a Linha 3-Vermelha conta com dois sistemas em funcionamento, um na estação Vila Matilde e outro, recém inaugurado, na estação Belém.