Mais conhecido como Trem Intercidades SP-Campinas, o trem regional que estreará em 2031 poderia se chamar “TIC São Paulo-Jundiaí”.
A razão é que a cidade que será parada intermediária do serviço expresso responderá por 62% da demanda de passageiros.
Na prática, tratam-se de quase 71% mais usuários do que os que embarcarão e desembarcarão em Campinas, terceira maior cidade do estado.
Os dados estimados constam dos estudos que foram elaborados pelo BID, o Banco Interamericano de Desenvolvimento, contratado pelo governo de São Paulo para preparar o edital de concessão.

Segundo um documento, a viagem São Paulo-Campinas terá cerca de 15.500 passageiros por dia enquanto os embarques entre a capital e Jundiaí somarão mais de 26,3 mil pessoas. Haverá ainda uma pequena demanda para viajantes entre Campinas e Jundiaí (610 pessoas).
Os dados se referem a 2030, ano em que na verdade o TIC Eixo Norte, como também é chamado, ainda não funcionará. No cenário de 2050, a situação pouco muda, com um pequeno aumento da demanda para e de Campinas.
A tabela de carregamentos mostra que o trecho SP-Jundiaí terá uma demanda crítica de 22 mil usuários no sentido da capital e 19,7 mil no sentido inverso.
Preço da passagem vs. tempo de viagem
Embora seja esperado que a proximidade com a capital torne Jundiaí uma fonte de demanda maior em virtude do tempo menor de viagem, a atratividade do trem regional para quem terá Campinas como destino ou procedência causa uma certa surpresa.

Como um serviço expresso, que pretende justamente tornar as viagens entre as duas cidades mais rápidas do que outros modais, como automóveis e ônibus, o TIC talvez pudesse ser mais atraente.
Não está claro se a barreira para isso esteja no tempo de deslocamento um tanto alto (1 hora e 4 minutos) ou talvez no preço a ser cobrado.
Caberá à TIC Trens, concessionária que irá operar tanto o serviço expresso quanto o Trem Intermetropolitano, trabalhar para mudar as perspectivas traçadas pelo BID.
Se não tem muita margem para tornar a viagem mais rápida, já que isso envolve uma questão de infraestrutura, a empresa tem nas mãos o aspecto comercial ao ser possível oferecer tarifas mais baixas.
Não entendo porque todas as noticias diminuem a importância da conexão do trem com Campinas. Hoje ha muita mobilidade reprimida, se não sair de Campinas as 5-6h pra SP não chega mais por conta do transito. Comprar uma passagem de onibus por internet da uns 55-58 reais (por conta da taxa do serviço). Além de pegar a Anhanguera Bandeirantes que são totalmente imprevisiveis, qualquer acidente já gera um caos enorme. Eu prefiria 1000 vezes pegar um trem confortavel e seguro do que pegar estrada e onibus nem pensar, está caro demais.
Vai ser sim um otimo serviço para a região, mas também importa que se melhorem as conexões da estação com a RMC para alimentar a demanda.
Preciso conversar com a TIC trens, estão sendo enganados de mão grande kkkkkkk. o jundiaiense já possui diversos serviços para ir e voltar a capital, o preço que estão passando do futuro serviço já o faz nascer morto! Eu trabalho na capital, pago mensalmente uma linha fretada da mesma empresa que faz o rodoviário, compro exatamente a quantidade de viagens que irei ter ao mês e é MUITO MAIS BARATO que o futuro trem e embarco na rua de casa. Sem contar que a estação em Jundiaí ficou em uma região que ninguém quer morar, não há onde estacionar sem ser roubado e o sistema de ônibus local é pura palhaçada. Ou a TIC implanta uma estação no Parque Centenário e no máximo na cidade administrativa, ou será um fracasso esse serviço
mais barato que 50 reais?
Mas aí você está generalizando. Muitos na mesma condição que você poderia optar pelo TIC pelo tempo de viagem. E pode ser que a empresa faça planos para usuários recorrentes, reduzindo o preço das passagens.
Acho que vai ser um sucesso e o fretado vai ter seu espaço também. O mais importante é reduzir o volume de carros e, quem sabe, o congestionamento. Tá complicado passar pelos arredores de jundiaí há anos.
E a realidade vai se impondo aos poucos.
A demanda de passageiros baixa frente ao alto investimento é um dos motivos pelo qual esse projeto está no papel desde os anos 1990.
E não importa o preço da passagem, a atratividade não será alterada significativamente por esse fator.
Exatamente isto!
Acredito que o serviço de Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas é um barco furado!
O que vai dar certo mesmo neste projeto e concessão será o Trem Intermetropolitano Entre Campinas e Jundiaí, este sim será viável pois atenderá também passageiros das cidades de Louveira, Valinhos e Vinhedo.
A lucratividade do TIC Norte vai aparecer a partir do momento que for estendido ainda mais para o Norte de São Paulo e/ou quando tiver linhas ferroviárias conectando em Campinas, vejo esse TIC como um passo para recuperar a antiga malha ferroviária de São Paulo.
Hoje a demanda maior é de Jundiaí. Muita gente optou por morar nos seus arredores pela facilidade e proximidade de SP.
Imagino que com a chegada do TIC em Campinas, a dinâmica também se repita por lá, aumentando bastante a demanda.
Torço para que levem este TIC até Americana, quicá até Limeira ou Piracicaba.
É hora de fazer o interior de SP ainda maior e desafogar a Grande SP. Todos sairão ganhando!
Na minha humilde opinião, cabe ao Estado oferecer todos os meios de mobilidade ao cidadão.
E o cidadão tem o direito da opção de escolha daquele meio de transporte que mais lhe atenda.
O que já acontece na RMSP e não acontece na RMC