Lapa deverá receber estação intermediária antes da unificação entre linhas 7 e 8

A PPP do Trem Intercidades contempla investimento para a construção de uma nova estação unificada para as Linhas 7 e 8. Uma estação provisória deverá ser construída pela CPTM antes de as obras se iniciarem
Estação Lapa atualmente (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)

A Parceria Público-Privada (PPP) para o Trem Intercidades Eixo Norte trará uma série de melhorias para as estações da CPTM localizadas na Linha 7-Rubi. O site já fez uma análise detalhada das ampliações na estação Barra Funda, da reconstrução da estação Água Branca e das mudanças em Francisco Morato. Dessa vez vamos nos ater a reconstrução da estação Lapa unificada.

Atualmente as estações da Lapa são separadas, sendo que existe um prédio para o atendimento da Linha 7-Rubi e outro prédio a cerca de 500 m para o atendimento aos trens da Linha 8-Diamante. Essa separação ocorreu por conta da origem das linhas férreas, que pertenciam a duas empresas diferentes. Atualmente a integração entre as duas estações é praticamente impossível dada a distância e a infraestrutura existente entre as mesmas

A primeira fase de modificações começará pela implantação da estação “Lapa Intermediária”. Essa estrutura de caráter provisório será construída pela CPTM e contemplará a nova plataforma central para os trens da Linha 7-Rubi, mezanino reduzido e novos acessos, em ambas as margens da ferrovia.

Estação Lapa Intermediária (STM)

Apesar dos novos acessos ocuparem os terrenos definitivos, sua estrutura difere em parte dos acessos da Lapa Unificada, portanto, há possibilidade de que a estrutura a ser instalada possa passar por adequações quando da construção da estação definitiva. Após a construção da estação Lapa Intermediária, a estrutura existente será demolida para abrir espaço para as vias de carga e o TIC.

A estação Lapa Unificada será construída pela concessionária vencedora da licitação. Ela originalmente faria parte do pacote de investimentos da concessão das Linha 8 e 9, mas foi retirada da licitação após consulta pública. A nova estação deverá ter duas plataformas centrais, uma dedicada para a Linha 7-Rubi e outra dedicada para a Linha 8-Diamante.

Estação Lapa Unificada (STM)

A estação será construída em um ponto intermediário entre as duas paradas que serão desativadas posteriormente. Serão construídos acessos em ambas as margens da ferrovia tanto no lado leste, onde estarão próximas ao terminal de ônibus existente, como no lado oeste, já construídos em decorrência da implantação da estação Lapa Intermediária.

As passarelas serão um ambiente livre, ou seja, através dela será possível realizar a transposição das vias férreas. Será construído também um amplo mezanino que será composto por vasta área destinada ao comércio e a obtenção de receitas acessórias.

Corte da estação Lapa Unificada (STM)

Uma questão que pode surgir é o esquema de operação com a Linha 8-Diamante, que será gerida pela ViaMobilidade Linhas 8 e 9. Recorremos mais uma vez ao Anexo III.C que dita as normas de convivência com as outras concessionárias e operadoras.

Segundo o documento, a estação Lapa Unificada será dividida entre as concessionárias de forma que os acessos à leste fiquem sob responsabilidade da ViaMobilidade Linhas 8 e 9, bem como o mezanino e a plataforma Sul. A concessionária do TIC ficará com a gestão dos acessos à oeste e com o mezanino e plataforma norte. Haverá contadores de passageiros na região da transferência, tendo em vista as mecânicas de remuneração tarifária da ViaMobilidade Linhas 8 e 9.

Divisão de áreas entre as concessionárias (STM)

Em suma, a nova estação traz em seu escopo a resolução de um problema de longa data que é, para muitos incompreensível, a existência de duas estações Lapa. A unificação trará facilidades quanto a questão da integração e modificará o ambiente, de forma que todos os passageiros sejam beneficiados com uma nova parada que atenda todos os padrões de acessibilidade.

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  1. Uma dúvida que tenho sobre essa estação unificada é como vão resolver o problema de enchentes naquela área, principalmente na passagem subterrânea conhecida como “Buraco da Onça”.

  2. O Jean pra min e burrada vão puxar nem 100 metros da atual estação da Lapa . Tirar de antes do viaduto e colocar em frente ao mercadão da Lapa

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