Leilão da Linha 16-Violeta pode ocorrer em novembro, prevê sua maior interessada

Acciona irá entregar estudos sobre ramal de metrô para o governo em maio, que então preparará edital de concessão
Linha 16-Violeta
Linha 16-Violeta

Antecipada após o interesse demonstrado pela construtora espanhola Acciona, a Linha 16-Violeta poderá ser leiloada já em novembro.

A previsão foi feita pelo diretor da empresa, André De Angelo, ao jornal Folha de São Paulo nos últimos dias.

Segundo o executivo, a Acciona deve entregar os estudos preliminares do ramal de metrô em maio e então o governo do estado avaliará as condições para lançar o edital de concessão.

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Nesses seis meses entre a entrega dos quatro estudos e o leilão será preciso definir a modelagem do projeto, realizar uma consulta pública e também audiências públicas para colher sugestões, além de rodadas de apresentação para potenciais interessados.

O traçado da Linha 16 até Cidade Tiradentes (CMSP)
O traçado da Linha 16 até Cidade Tiradentes (CMSP)

Se tudo correr como esperado, o contrato de concessão pode ser assinado no primeiro semestre de 2026 e os primeiros passos serem dados ainda durante a gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

São ações como desapropriações e o desenvolvimento do projeto executivo, necessário para que as obras civis possam de fato começar.

Segundo De Angelo, a obra deve levar cerca de sete anos, ou seja, no cenário exposto acima, a Linha 16-Violeta ficaria pronta em torno de 2033.

Traçado proposto precisa ser aprovado

A Linha 16-Violeta surgiu no final da década passada como uma alternativa à extensão leste da Linha 6-Laranja, então nas mãos da concessionária Move SP, que havia suspendido as obras do ramal por falta de dinheiro.

O Metrô propôs um trajeto que começava na estação Oscar Freire, cortava o bairro de Jardim Paulistano, subia até a estação Paraíso, passava pelo bairro da Aclimação e então seguia um caminho similar ao da Linha 6 na Zona Leste.

Mas em vez de terminar em Cidade Líder, a opção foi levar a Linha 16 até Cidade Tiradentes, para dividir a demanda com a Linha 15-Prata.

O projeto diretriz preparado pelo Metrô propunha o uso de um tatuzão de grandes dimensões, capaz de escavar as plataformas de algumas estações, além de uso elevadores de alta capacidade e trens capazes de operar em rampas de até 5%. A ideia era tornar a Linha 16 mais barata de ser implantada.

Traçado da Linha 16-Violeta sugerido pela Acciona (Jean Carlos)

A Acciona, no entanto, enviou uma pré-proposta ao governo em que prevê reutilizar seus dois tatuzões e construir o ramal em um trecho mais central, entre Oscar Freire e Abel Ferreira, com 16 km e 15 estações.

A chegada à Cidade Tiradentes ficaria para uma segunda fase a ser acertada com o governo do estado.

A empresa espanhola também mudou o trajeto na região central, afastando a Linha 16 da Linha 6, do qual é a principal sócia na concessionária Linha 6.

No novo traçado, o ramal segue mais ao sul dos bairros do Ipiranga e Aclimação, chegando à estação Ana Rosa e então voltando ao caminho original próximo ao Parque do Ibirapuera.

Local onde foram avistadas sondagens coincide com trajeto da Linha 16

Sondagens de solo por conta própria

O interesse da Acciona é tão grande que a empresa iniciou sondagens de solo desse trajeto já no ano passado, antes mesmo de receber o aval do governo.

Em janeiro, a Secretaria de Parcerias em Investimentos autorizou o ressarcimento de até R$ 42 milhões à Acciona para aprofundar os estudos do ramal.

A despeito disso, a empresa terá de disputar a concessão com outros participantes, embora leve vantagem por conhecer como nenhuma outra os meandos do projeto.

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4 comments
    1. Pq atropelado? So pq nao demorou 20 anos pra chegar no estagio em que esta?
      Muitissimo mais atropelado foi a construcao da linha 15, cujo projeto nem se quer levava em consideração a existencia de um corrego onde queriam por as pilastras…
      Se tiver projeto, audiencias publicas, concorrencia e estes passos forem bem feitos, nao ha atropelo.

  1. Torço por duas coisas. Que um braço da estação chegue realmente ao Parque do Ibirapuera, parque mais famoso de São Paulo (o trajeto atual teria que ser revisto). E na outra ponta, que seja iniciado, logo que possível, a partir da Cidade Tiradentes. Com apenas 4 estações, se chega na Linha 14, que fará ligação com as Linhas 3 e 11, no Metrô Itaquera. Fará muita diferença para uma população enorme do extremo da Zona Leste.

    1. Existem muitas coisas incertas sobre o projeto, mas uma coisa que se pode dizer é que se a obra cair nas maos da acciona a construcao NAO se iniciara por cidade tiradentes pelo simples fato de o tatuazao estara na regiao da mooca no momento de inicio das obras. A construcao sera ABANÇANDO em direcao a zona leste, nao partindo da zona leste.

      Se cair nas mãos de outra empresa ai sim isso poderia mudar

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