Leilão de compra de 44 trens do Metrô é remarcado para 23 de dezembro

Companhia, que havia suspendido concorrência em julho, relançou certame em formato eletrônico. Composições serão usadas nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha
Trem do Metrô de São Paulo (Jean Carlos)
Trem do Metrô de São Paulo (Jean Carlos)

A controvertida licitação para aquisição de 44 trens que serão usados nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô de São Paulo foi relançada pela quarta vez nesta sexta-feira, 20.

Agora o certame teve a sessão pública de entrega de propostas marcada para 23 de dezembro, praticamente um ano após o edital ter sido originalmente publicado.

A última mudança ocorreu em julho, quando o governo do estado decidiu mudar a forma da licitação, que agora será conduzida pela Lei Brasileira de Licitação e Contratos da Administração Pública 14.133/2021.

O vencedor será o participante que oferecer o menor preço para produzir as composições.

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Trem da Linha 4-Amarela, que não possui cabine de comando
Trem da Linha 4-Amarela, que não possui cabine de comando: nova Frota R deve ser assim (Jean Carlos)

O reforço na frota do Metrô é necessário em virtude da expansão da Linha 2-Verde até Penha, que deverá ser entregue a partir de 2027.

Os novos trens da Frota R serão os primeiros da companhia a não contarem com cabine para operador, sendo capazes de circular de forma totalmente automática (GoA4).

A ideia é que metade da encomenda seja usada na Linha 2 e o restante, distribuído nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha. Não será surpresa, contudo, se o Metrô deixar os 44 trens na Verde e transferir o excedente atual para os outros ramais.

A contratação é estimada em R$ 3,7 bilhões, ou seja, um custo unitário de R$ 85 milhões por cada composição de seis carros.

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16 comments
  1. Incompetência? É impressionante. Não conseguir finalizar um edital de concorrência pública demonstra a capacidade da Administração de gerir um Estado como São Paulo. No começo de dezembro, passará para 20 de Março de 2025. Esses trens não serão entregues antes de 2028, ou seja, esquece qquer inauguração de novas estações de metrô em São Paulo. Detalhe: Dinheiro para essa aquisição já foi disponibilizado.

  2. Sinceramente, a gestão atual do metrô está péssima, não acertou uma licitação esse ano, só andamos para trás, se eu fosse o governador, teria refeito a diretoria da estatal

    1. Pra mim essa licitação em específico parece de propósito pra atrasar a obra e justificar privatização, pq n tem nada de tão absurdo juma licitação de trens, n tem motivo pra refazer e remarcar 4x

      1. A privatização da L2 é mais urgente do que a da malha da CPTM, justificada pela necessidade de novos funcionários e trens para uma linha que duplicará de tamanho. Aliás, a própria compra desses trens já poderia ter sido delegada à concessionária.

        Sem a privatização e com o quadro de funcionários da CMSP já desafado, a outra alternativa seria fazer um novo concurso e inchar ainda mais a máquina, além de enfrentar uma grande burocracia para licitar os trens.

        Palmas sarcásticas pra você, João Dória!

  3. Sou adv e trabalho com concorrências, essas licitações na cara do natal e ano novo é so pra dificultar a judicialização contra decisões arbitrais desses processos, pois todo o judiciário ja esta em recesso apos 20/12. Quem judicializa é obrigado a ir para o “plantao” e nunca conseguem nada. Cheiro de carta marcada.

  4. Só uma ressalva: segundo o material disponível no site da STM sobre esse leilão os trens da frota R terão sim cabine de comando, mesmo operando em UTO.

    1. Oi Leonardo, tudo bem? Então, o Metrô incluiu um módulo de cabine, porém, ele será removível. O padrão dos carros externos é de ter apenas um console de comando escamoteável. Veja o item que explica isso:

      “MÓDULO DE CABINE
      a) Deve ser previsto no projeto do trem a instalação de um módulo de cabine.
      b) Deve ser possível remover completamente este módulo sem a necessidade de modificar os acabamentos internos laterais, teto e pisos.
      c) O módulo de cabine deve ser composto por uma divisória que segregue a área da região do console ao restante do salão de passageiros, um banco de operador, assento para instrutor e cortina quebra sol do para-brisa.”

  5. Espero mesmo que os 44 trens sejam todos alocados na Linha 2 – Verde para padronizar a frota da linha. E os que hoje operam lá, sejam remanejados para as linhas 1 – Azul e 3 – Vermelha.

    1. Lucas,

      acho que Isso provavelmente não vão fazer.

      Mas o fato é que, com a chegada da L2 na Penha, a Verde passará a carregar mais que a 3–Vermelha (e esta será desafogada, perdendo passageiros, direta e indiretamente, para a L2, como todos já sabemos bem).

      Portanto, será a L2 que precisará de mais trens com portas LARGAS, seja da nova futura frota (“R”) e/ou seja de frota já “antiga”, como os 16 trens da frota G, por exemplo, que eram da L2.

  6. Além de Alston, Hyundai Roten e Caf há chance de mais alguma empresa sair para vender trens nessa licitação?

    1. CRRC é uma forte candidata, fez os 2500, a futura frota de BH e a construção da Frota S (no mesmo modelo da Bombardier). Pode ser que apareçam também vindas da Europa por exemplo.

  7. Já sei… o Metrô vai voltar toda a frota E para a L2, para poder operar a expansão até V. Formosa (e talvez até Penha também)… kkkkkkk.

    Ou é isso, ou o trecho até V. Formosa vai ficar meses em operação “assistida” aguardando a produção, chegada e comissionamento dos novos trens (frota R).

  8. calma pessoal parece que nasceram de 7 meses que muito vocês aí eram crianças quando chegou a série h a licitação de compra levou seis meses só de guerra entre as empresas que participava da licitação

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