Leilão de compra de 44 trens do Metrô é remarcado para 23 de dezembro

Companhia, que havia suspendido concorrência em julho, relançou certame em formato eletrônico. Composições serão usadas nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha
Trem do Metrô de São Paulo (Jean Carlos)
Trem do Metrô de São Paulo (Jean Carlos)

A controvertida licitação para aquisição de 44 trens que serão usados nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô de São Paulo foi relançada pela quarta vez nesta sexta-feira, 20.

Agora o certame teve a sessão pública de entrega de propostas marcada para 23 de dezembro, praticamente um ano após o edital ter sido originalmente publicado.

A última mudança ocorreu em julho, quando o governo do estado decidiu mudar a forma da licitação, que agora será conduzida pela Lei Brasileira de Licitação e Contratos da Administração Pública 14.133/2021.

O vencedor será o participante que oferecer o menor preço para produzir as composições.

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Trem da Linha 4-Amarela, que não possui cabine de comando
Trem da Linha 4-Amarela, que não possui cabine de comando: nova Frota R deve ser assim (Jean Carlos)

O reforço na frota do Metrô é necessário em virtude da expansão da Linha 2-Verde até Penha, que deverá ser entregue a partir de 2027.

Os novos trens da Frota R serão os primeiros da companhia a não contarem com cabine para operador, sendo capazes de circular de forma totalmente automática (GoA4).

A ideia é que metade da encomenda seja usada na Linha 2 e o restante, distribuído nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha. Não será surpresa, contudo, se o Metrô deixar os 44 trens na Verde e transferir o excedente atual para os outros ramais.

A contratação é estimada em R$ 3,7 bilhões, ou seja, um custo unitário de R$ 85 milhões por cada composição de seis carros.

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4 comments
  1. Incompetência? É impressionante. Não conseguir finalizar um edital de concorrência pública demonstra a capacidade da Administração de gerir um Estado como São Paulo. No começo de dezembro, passará para 20 de Março de 2025. Esses trens não serão entregues antes de 2028, ou seja, esquece qquer inauguração de novas estações de metrô em São Paulo. Detalhe: Dinheiro para essa aquisição já foi disponibilizado.

  2. Sou adv e trabalho com concorrências, essas licitações na cara do natal e ano novo é so pra dificultar a judicialização contra decisões arbitrais desses processos, pois todo o judiciário ja esta em recesso apos 20/12. Quem judicializa é obrigado a ir para o “plantao” e nunca conseguem nada. Cheiro de carta marcada.

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