Após receber oito propostas para realizar o laudo de áreas a serem desapropriadas para o trecho prioritário da Linha 20-Rosa, o Metrô desclassificou a 1ª colocada, a KS Engenharia de Avaliações e Perícias, e apontou a 2ª colocada, CTA Consultoria Técnica e Assessoria, como vencedora da licitação.
Segundo a comissão de licitação, a KS apresentou uma planilha de preços e serviços com dados errados que informavam um valor de R$ 580 quando na realidade representavam R$ 8.120. Por conta do erro, a proposta de R$ 97.440 foi desclassificada.
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A CTA, que havia pedido R$ 98.000, foi chamada a apresentar os detalhes da proposta, que foram considerados exequíveis, mas exigindo uma garantia adicional da empresa.
O Metrô e a CTA devem assinar contrato nas próximas semanas caso nenhum dos participantes entre com recurso administrativo contra a decisão.
O serviço previsto envolve a realização de pesquisas referentes aos imóveis que estão nas proximidades do local escolhido pelo Metrô para implantar 14 estações e um pátio na Lapa.
O trecho vai da estação Santa Marina a Avenida Prof. Abraão de Morais e é considerado prioritário no projeto da Linha 20-Rosa. A exceção aqui é a futura estação Cerro Corá, que fará a ligação com a Linha 2-Verde e que é parte de outra licitação.
Até o momento, o Metrô não lançou uma licitação semelhante do restante do trajeto da Linha 20, que irá da estação Abrãao de Morais até Santo André. Com nove estações, o trecho é considerado por estudos de elevado custo de implantação e demanda menor.
Apesar disso, a gestão Tarcísio de Freitas pretende conceder toda a Linha 20-Rosa, mesmo com uma previsão de investimento bilionária.
Esse projeto é, na melhor das hipóteses, pro finalzinho da década, começo da década que vem. Não será o governo Tarcísio que decidirá sobre isso, só querem aparecer.