Levar Linha 3-Vermelha até Água Branca pode ser tarefa de futura concessão

Metrô de São Paulo não teria qualquer plano de extensão entre Barra Funda e a ‘superestação’. Concessionária TIC Trens fará plataformas, mas vias e sistemas poderiam ser incluídos em concessão da Linha 3
Trem do Metrô que opera na Linha 3-Vermelha
Trem do Metrô que opera na Linha 3-Vermelha (Jean Carlos)

A recente exposição do projeto da nova Estação Água Branca pode ter levantado dúvidas em relação a presença da Linha 3-Vermelha no futuro hub ferroviário. Ao que tudo indica, o projeto poderá fazer parte da concessão da linha metroviária.

As informações obtidas pelo site indicam que a expansão entre Barra Funda e Água Branca da Linha 3-Vermelha poderá ser incluída no escopo da concessão do ramal metroviário, que é cogitado a ser oferecido ao mercado em conjunto com a Linha 19-Celeste.

A nova linha que será construída entre Guarulhos e o centro de São Paulo está sendo gerida pela companhia estadual, mas o responsável por sua operação ainda não está definido.

Estação Água Branca será futuro terminal da Linha 3-Vermelha (TIC Trens)
Estação Água Branca será futuro terminal da Linha 3-Vermelha (TIC Trens)

Receba notícias quentes sobre mobilidade sobre trilhos em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

Tendo em vista que este leilão envolveria praticamente a operação de manutenção dos dois ramais, empresas como o Grupo CCR poderiam se interessar de um eventual certame. O processo, entretanto, tem poucas informações confirmadas, estando atualmente em fase de estruturação.

A superestação Água Branca
A superestação Água Branca (TIC Trens)

A concessão dos ramais do Metrô de São Paulo dependeria muito do apetite do mercado. Com exceção das linhas 3 e 19, todos os outros trechos envolvem a construção de novos ramais pelo parceiro privado, como é o caso das linhas 1-Azul e 20-Rosa e das linhas 2-Verde, 15-Prata e 22-Marrom.

Em relação a extensão para Água Branca, a concessionária TIC Trens seria responsável apenas pela construção da plataforma metroviária. A extensão dos trilhos, sistemas e outros ficaria a cargo ou do Metrô ou de uma futura concessionária.

Total
0
Shares
3 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Estrutura de reação sendo desmontada e no detalhe a esteira desmontada

Tatuzão Sul da Linha 6-Laranja teria concluído escavações até o VSE Felício dos Santos

Next Post
Série 7000 vai passar por revisão geral (Jean Carlos)

Após 15 anos de operação, trens das séries 7000 e 7500 passarão por Revisão Geral

Related Posts