Em audiência realizada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) nesta sexta-feira, 25, foi apresentado o processo para a concessão do Metrô de Belo Horizonte, hoje operado pela CBTU, órgão federal.
O banco apresentou os documentos que serão necessários para as empresas que quiserem participar da licitação bem como também para receber sugestões e contribuições para o processo.
A data prevista para o pregão é dia 28 de julho deste ano, sendo o edital lançado 45 dias antes, isso caso não haja nenhum empecilho após a análise do Tribunal de Contas da União (TCU).
A concessão prevê a modernização e a ampliação da Linha 1 além da construção da Linha 2 de Belo Horizonte, com operação dos serviços por 30 anos. Serão destinados R$ 3,2 bilhões para o metrô, sendo R$ 2,8 bilhões do Governo Federal e cerca de R$ 428 milhões do Governo de Minas Gerais, vindos do acordo de reparação com a Vale. Os investimentos totais são estimados em R$ 3,7 bilhões e serão complementados pela iniciativa privada.
Hoje a Linha 1, única existente em Belo Horizonte, conta com 28,1 km e 19 estações ligando Contagem a capital mineira. Já a Linha 2 terá cerca de 10 km e 7 estações, ligando o bairro Calafate, na região Oeste de Belo Horizonte, ao Barreiro. Ela se conectará à Linha 1 na estação Nova Suíça e juntas devem transportar diariamente cerca de 260 mil passageiros.
Abaixo, o vídeo que mostra como foi a audiência e os detalhes apresentados.
Vamos ver se realmente o processo licitatório dê certo para melhorar o serviço para a população.
A CCR deve tá empolgada com essa concessão…
Uma dúvida pois realmente não localizei essa informação: será que há estudos para fazer uma PPP na CBTU de Recife e a Trensurb?
Trensurb já ouvi falar que em breve deve ser concedida. Agora o sistema de Recife não sei.
Surpreso com uma matéria do Metrô de BH aqui kkk
Se em Belo Horizonte chamam estes trens de metrô então as linhas da CPTM são metrôs.