Quase no fim da atual gestão, o Metrô de São Paulo lançou uma importante licitação nesta quarta-feira, 28, que envolve o projeto executivo e obras civis da expansão da estação São Joaquim, da Linha 1-Azul. O projeto é necessário para permitir a conexão do ramal com a Linha 6-Laranja, que está sendo construída pela Acciona e deve entrar em operação no final de 2025.
O Metrô já está executando o projeto básico de adequação da antiga estação, inaugurada em 1975, mas tem apenas três anos para executar as modificações necessárias para que ela possa ser ligada à parada da Linha 6.
Como mostrado neste site anteriormente, São Joaquim passará por extensas modificações, com ampliação de plataformas, mezanino, mudança de acessos, construção de uma nova área técnica, além do principal, um enorme corredor subterrâneo que fará a ligação com o poço principal da estação da Linha 6-Laranja.
A sessão pública de entrega de propostas está marcada para 14 de março de 2023. Se não houver imprevistos, é possível assinar contrato em meados do ano que vem. O prazo de execução dos serviços só será conhecido nesta quinta-feira, 29, quando os documentos do edital forem publicados pela companhia. Mas é de se supor que ele não poderá exceder cerca de 30 meses, sob risco de impedir uma ligação gratuita com a Linha 6-Laranja.
A linha 6 vai ficar pronta e a Estação São Joaquim não
Aí a Acciona vai cobrar uma multa do Metro por não permitir o funcionamento da linha e os patriotas aqui vão chamar a empresa de ladra , sem Vergonha , corrupta etc