A expansão da Linha 13-Jade até a estação Palmeiras-Barra Funda depende de uma série de licitações adicionais para que o serviços possam ser iniciados. Entre essas licitações estão a de supervisão dos serviços, que fará a gestão da implantação das obras, e a de apoio técnico que fará o acompanhamento dos projetos de arquitetura engenharia propostos
A licitação de apoio técnico especializado em engenharia e arquitetura é a que está mais avançada. O contrato foi adjudicado para o consórcio SPL13 formado pelas empresas Planservi Engenharia Ltda, Progetto Engenharia Ltda e Empresa Brasileira de Engenharia de Infraestrutura Ltda. A licitação foi fechada pelo valor de R$ 9.531.472,00 e deverá ter sua assinatura realizada em breve.
O contrato de supervisão é tido com o mais complexo e essencial para o bom andamento das obras. Ao todo quatro consórcios disputaram o certame que contou com três grupos qualificados e um desqualificado.
Entretanto, a licitação se encontra suspensa devido a um recurso administrativo contra o resultado da verificação e julgamento das propostas técnicas. A CPTM deverá apreciar a interposição antes de dar prosseguimento ao certame. O atraso pode prejudicar o gerenciamento efetivo das obras, o que pode impactar nos prazos.
Em linhas gerais, duas das três licitações estão praticamente fechadas. O contrato para a realização das obras foi vencido pela Telar por R$ 158 milhões e prevê melhorias na via permanente, rede aérea e energia de tração. O site fez um artigo sobre as principais mudanças que virão com as obras de extensão da Linha 13-Jade até Palmeiras-Barra Funda.