Alvo de inúmeras promessas, o edital do Trem Intercidades São Paulo-Campinas (TIC Norte) deve ser publicado até 31 de março, previu Rafael Benini, secretário de Parceria em Investimentos, nova pasta criada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
A concessão que englobará três serviços (além do TIC, também o Trem Intermetropolitano e a Linha 7-Rubi) é estudada desde pelo menos a gestão de Geraldo Alckmin (hoje vice-presidente no governo de Lula).
Durante a gestão de João Doria (sem partido) e Rodrigo Garcia, o projeto foi várias vezes anunciado, mas a licitação acabou não ocorrendo até o final do ano passado.
Entre os impeditivos estão diversos acordos que dependem do governo federal, na época sob responsabilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), do qual Tarcísio foi Ministro da Infraestrutura.
Dois pontos cruciais foram vencidos, a renovação das concessões de carga pela Rumo (Jundiaí-Campinas) e MRS (Jundiaí-Santos), mas há outros aspectos jurídicos que precisam ser alinhados para que seja possível determinar a responsabilidade por cada parte do projeto. As vias, por exemplo, estão nas mãos da concessionárias de cargas, que farão parte das obras de segregação.
De acordo com Benini, o atual governo está “fazendo os últimos ajustes, vendo a disponiblidade orçamentária”, disse durante entrevista ao canal da Assembléia Legislativa no Youtube.
Novos trens regionais
O projeto terá um investimento de cerca de R$ 10 bilhões e deve ter o leilão realizado no segundo semestre, segundo o secretário, que é responsável por buscar parceiros privados com potencial de interesse na concessão.
Benini também revelou que os estudos para os leilões dos trens regionais entre a capital paulista e São José dos Campos, Sorocaba e Santos. O secretário também citou as linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade nesses pacotes, o que significaria o fim da CPTM após as concessões. Apesar disso, ele também incluiu a futura da Linha 14-Ônix, entre Santo André e Guarulhos, entre os projetos analisados.
A previsão é que o serviço Intermetropolitano, entre Francisco Morato e Campinas, e o Trem Intercidades, comecem a funcionar dentro de 4 e 7 anos, respectivamente.
Há mais de 25 anos atrás existia estas linhas de trem de passageiros, porém desativaram estas linhas. Deveriam ter modernizado, ist sairia mais barato.Infelizmente no Brasil não se pensa a longo prazo.
Há mais de 25 anos essas linhas de trem de passageiros davam um prejuízo médio anual de R$ 30 milhões para a Fepasa. A dívida da Fepasa era de R$ 2,7 bilhões (com juros que exigiam pagamentos anuais de R$ 300 milhões), sendo que o estado devia mais de R$ 50 bilhões.
Como sairia mais barato?
Como um estado falido iria modernizar essas linhas naquela época?
30 milhões é dinheiro de pinga para o governo do estado. Logo sua justificativa não vence.
A fepasa foi federalizada como pagamento de dividas do Banespa. Hoje o estado de SP não tem domínio sobre as ferrovias nem tem o banco Banespa. A propósito, o q foi feito do dinheiro da venda do Banespa?
Não acha q ao invés de dilapidar o patrimônio público como justificativa a má gestões, gestores públicos sejam punidos e responsabilizados pelos prejuízos que suas ações causam ao nosso patrimônio???
Trens Metropolitanos quaisquer que sejam as linhas sempre deveriam ser prioritários em relação aos TIC-Trens Intercidades pois beneficiam dezenas de vezes mais passageiros diariamente em seus deslocamentos como poderá facilmente ser observado pelo comparativo nas planilhas de passageiros servidos.
A melhor forma para se flexibilizar o que ocorre atualmente nos sistemas públicos de transporte é o de se evitar e eliminar aglomerações e superlotações, e com relação aos usuários, é o de se deslocar da sua origem e destino com um mínimo de transbordos possível, neste caso a manutenção da “Linha Integradora-710” é um exemplo prático disto, pois beneficia a todos e não os usuários desta linha.
Ainda com relação a antiga Linha-7 Rubi, os passageiros deixaram de se beneficiar com os acessos de todas estações pós Barra Funda com a eliminação de múltiplas baldeações desnecessárias com expressivo ganho de tempo diário na ida e na volta, além de acessos nas linhas 1-Azul, e 4-Amarela, linhas 11, 12 e 13 Linha 2-Verde os mesmos poderão acessar as Linhas 5-Lilás, 15-Prata além dos serviços expresso até a Luz ou a “Linha integradora 710″ em Tamanduateí.
Desta forma após priorizar a Linha 2-Verde, o planejamento seria o início da Linha 14-Ônix prevendo a ligação do Alto Tietê até o ABC na Linha Integradora-710 na Estação Pirelli.
Que “planejamento” ridículo é este em que se deseja fazer a concessão da Linha-7 Rubi para um grupo que se tem mostrado incapaz e despreparado de gerenciar linhas mais simples, e continuaria com os cargueiros da MRV, além de extinguir a Linha Integradora-710 comprovadamente a Linha de maior demanda superior em 21% a Linha 11-Coral, se interconectando diretamente com TODAS as Linhas do Metrô e CPTM sem escessão, e em que se planeja construir a Linha-20 Rosa em paralelo com terminais na Lapa e em Sto André por conta de uma concessão de um TIC para Campinas com baixíssima demanda semelhante a atual Linha 13-Jade!
E São Bernardo do campo fica a ver navios? Que é isso para pelo amor de Deus, São Bernardo aqui atualmente somos em mais de 800 mil habitantes São Bernardo é atualmente a décima sexta maior economia desta federação e é inadmissível de São Bernardo do campo esteja esquecida largada e posta em segundo plano e nas últimas prioridades pelo governo quanto a transporte público sobre trilhos e de alta capacidade como trem metropolitano da CPTM ou do metrô porque os transportes coletivos que servem São Bernardo do campo prestam um péssimo um horrível um lixo de serviço uma aberração de serviço uma podridão de serviço que nunca jamais vale o que eles cobram se fosse de graça já era caro pra falar a verdade e isso tudo é elogios que faço para falar a verdade, porque são Bernardo do campo precisa ter um transporte de alta capacidade que possa andar em velocidades operacionais mais elevadas que leve mais pessoas por cada viagem que realizar que tenha o embarque mais ágil e seguro sem qualquer cobrança de tarifa dentro do ambiente dos passageiros nos coletivos que não peguem semáforos que não sofra nenhuma interferência do trânsito de veículos e pedestres e nem de semáforos e outros quesitos de trânsito e que use energia elétrica que é ecologicamente correta e que tenha uma infraestrutura bem feita e condições operacionais modernas e subordinadas a tecnologias de ponta e de última no quesito de telecomunicações sistema de sinalização vias permanentes de rolamento dos veiculot e suprimento de energia.
Falou tudo. São Bernardo do Campo está esquecido. Fora de mão. Precisamos gastar duas conduções pra chegar até SP e com longas horas de duração.
Estão preocupados com trens para Campinas, Sorocaba e Santos….decepção, sai governador entra outro e nada faz por este município tão grande.
Nada se faz em.prol da comunidade isso e fato, usam os trens como palanque politico apenas, toda infra estrutura entre amador bueno ( grande sp ) e Sorocaba esta praticamente perdido por anos de abandono , invasoes , queda de aterros, a vegetacao encobriu boa parte da via e tudo virou uma intensa mata , tera q ser feito um.novo tracado entre a regiao metropololitana de sp e Sorocaba o que vai dar muita conversa ainda pra muitas campanhas eleitorais.
Sorocaba com 738 mil hab esta isolada de sp por linha ferroviaria de passageiros ha anos !
Prezados Márcio Dantas de Freitas e Acidália, a reivindicação de vocês tem sentido, porém devo lembrar que o atual prefeito de São Bernardo Orlando Morando (PSDB) que atualmente se afastou do Consórcio do Grande ABC por “estrelismo”, juntamente com o Auricchio de São Caetano do Sul é um dos grandes responsáveis desta cidade não possuir um único Transporte Metropolitano sobre trilhos, porém como informação e consolo digo que Guarulhos com ~1,3 milhões existem no mínimo 4 intenções que são Linhas 4-Verde, 13-Jade, 14-Ônix, e 19-Celestes…sem nenhuma concluída, ou seja padrão “PSDB de enrolação”!
Este novo governador está acabando com SP, vai entregar um serviço que funciona na mão de empresas que só querem lucrar. Ele irá acabar com milhares de empregos dignos, para criar sub empregos.
Eita que a CMSP vai ter que ser responsável por toda malha metroferroviaria,o sonho dela vai virar realidade emm
. levando-se em conta que o santuário de aparecida, na cidade de Aparecida do Norte sp, recebe, anualmente, 10 milhões de visitantes, que tal prolongar, está futura linha de São José dos Campos, até o Santuário?
. mataria vários coelhos com uma só cajadada, explico:
1. Os eleitores católicos ficarão eternamente gratos.
2. Bem provável que o Edir Macedo e Malafaia morram de raiva, literalmente, o que seria um favor ao Brasil.
3.e não menos importante, criaria um polo turístico, ainda maior, com inúmeros empregos.
O dinheiro do Banespa serviu para pagar a maior parte dessas dividas e concluir milhares de obras paradas no estado.
Em 1994 o estado de São Paulo estava totalmente falido. De onde iria tirar recursos para manter o trem de longo percurso? Da saúde, educação, segurança?
A falência causada por Maluf, Montoro, Quercia e Fleury só foi superada na primeira década do século XXI. Esses irresponsáveis não foram punidos e o povo pagou a conta.
A FEPASA apenas cumpriu sua sina determinada desde sua fundação: nasceu falida e morreu falida e federalizada. Não faz nenhuma falta atualmente, assim como o Banespa (banco tocado de forma amadora por quase todos os governos paulistas, que a viam como uma caixinha) também não faz falta.
É fácil pedir obras faraônicas. O difícil é paga-las.
A fepasa surgiu da unificação de todas as companhias ferroviárias privadas que faliram e foram encampadas pelo estado.
Esses governos citados roubaram o estado,mas de 1994 pra cá a coisa não é diferente. A política do PSDB sucateou quase todas as áreas . Onde houve investimento, houve superfaturamento. E com as concessões e privatizações se abriu um novo modo de desvio de dinheiro público.
A prefeitura de SP gasta 4 bilhões por ano em subsídios pros empresários de ônibus. A câmara de compensação da STM tem 99,8 % na mão da ccr, logo devemos ter dinheiro de outras áreas sendo desviado para garantia de lucro das concessionárias.
A verdade é que em todos esses anos, se estivessem preocupados com o desenvolvimento do estado, com o tempo e a grana gasta, nosso estado era pra estar em nível de primeiro mundo.
O mal da Fepasa foi ter nascido como empresa estatal e ter operado cargas e passageiros simultaneamente.
Se a Fepasa tivesse nascido como empresa privada e focada apenas no transporte de cargas, estaria funcionando até hoje.
As rodovias paulistas nescessitam aliviar o tráfego caminhões!