O Metrô de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (15) mais um adiamento da licitação de obras civis do acesso Bela Cintra da estação Paulista (Linha 4-Amarela). A sessão pública, que havia sido remarcada para o próximo dia 28 agora deverá ocorrer apenas em 30 de novembro.
Lançado em 15 de junho, o edital do projeto deveria ter ido a leilão no dia 20 de agosto, mas foi adiado para 1º de setembro e novamente para 28 de outubro. Em todas as ocasiões, a companhia estendeu o período para esclarecimento de dúvidas da concorrência.
A nova entrada da estação Paulista é um projeto extremamente simples e envolve a utilização de uma passagem lateral de um edifício na rua Bela Cintra e que dará acesso à parte traseiro do prédio principal da parada da Linha 4.
A previsão de execução de obras é de apenas três meses a partir da emissão da ordem de serviço. Ou seja, o atraso acumulado na licitação já é superior ao tempo que levará para o acesso ficar pronto.
Atualmente, a estação Paulista possui dois acessos, ambos na rua da Consolação. Além disso, há a passagem subterrânea que faz a ligação com a estação Consolação da Linha 2-Verde, e que também será ampliada no futuro.
A licitação para implantação do túnel resultou fracassada, conforme aviso do Metrô de agosto. Dois consórcios apresentaram propostas, porém, o CTS – LINHAS 2 E 4 foi inabilitado e o TDEC-TER-SOM, desclassificado. Até o momento, o Metrô não republicou esse edital.