Licitação ‘sumida’ da Linha 16-Violeta ressurge fracassada

Metrô de São Paulo divulgou aviso na sexta-feira em que certame que previa sondagens e investigações geotécnicas teve participantes inabilitados ou desclassificados. Edital havia sido lançado em janeiro de 2023
Projeção preliminar da estação Oscar Freire, da Linha 16-Violeta
Projeção preliminar da estação Oscar Freire, da Linha 16-Violeta (CMSP)

Uma licitação “esquecida” pelo Metrô de São Paulo voltou a aparecer nesta sexta-feira, 25, quando a companhia divulgou ter ela resultado “fracassada”, quando não há concorrentes aptos a vencê-la.

Trata-se do edital para sondagens e investigações geotécnicas da Linha 16-Violeta, que ligará a região do Jardim Paulistano (Oscar Freire) ao extremo leste (Cidade Tiradentes).

Segundo o Metrô, alguns participantes foram inabilitados e outros desclassificados, o que motivou o encerramento da licitação – ainda cabem recursos administrativos nos próximos dias.

O que chama a atenção nesse projeto é que o Metrô lançou a licitação em 14 de janeiro de 2023, quando marcou a sessão pública de entrega de propostas para 16 de fevereiro do mesmo ano.

As participantes da licitação fracassada
As participantes da licitação fracassada

A entrega das propostas ocorreu na data prevista e a empresa Evolução Engenharia Construção e Administração foi chamada a apresentar documentos, porém, acabou inabilitada posteriormente.

Os detalhes do que ocorreu desde então não foram encontrados. O site de licitações do Metrô não mostra nem mesmo o aviso de licitação enquanto o Diário Oficial traz apenas este fato.

A situação é estranha já que é exigido que a companhia torne público o que está ocorrendo em relação às análises das propostas. Passaram-se 20 meses desde a sessão pública até que a licitação fosse encerrada sem um vencedor.

Mudança de planos em relação à Linha 16-Violeta

O anúncio do fracasso da licitação, que deveria proporcionar ao Metrô informações valiosas sobre o projeto da Linha 16, ocorre semanas após o governo do estado abrir um Procedimento de Manifestação de Interesse para a iniciativa privada estudar o ramal.

Desde agosto sabe-se que a construtora Acciona, que implanta a Linha 6-Laranja por meio da concessionária Linha Uni, está interessada em assumir a Linha Violeta.

Trajeto da Linha 16-Violeta proposto pela Acciona
Trajeto da Linha 16-Violeta proposto pela Acciona

A empresa espanhola, inclusive, sugeriu mudanças no projeto que parece terem sido aceitas pela gestão atual, como o uso dos tatuzões da Linha 6 em vez de um método inovador com uma super tuneladora.

A própria Acciona estaria realizando sondagens no subsolo no trajeto que ela propôs, como mostram flagrantes recentes de equipes que circulam em redes sociais.

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