A situação da Linha 17-Ouro está praticamente encaminhada, como mostrou o blog nas últimas semanas. O consórcio TIDP deve responder pela maior parte das obras restantes, incluindo o pátio e sete estações da fase 1. Além disso, a fabricante de monotrilhos Scomi, da Malásia, acertou com o Metrô que será responsável não só pelos trens, mas também por sistemas de operação e até mesmo içamento das vigas faltantes, que fazia parte do escopo do consórcio Monotrilho Integração, que foi desfeito após a rescisão de contrato.
Mas resta mais um imbróglio, a estação Morumbi, que fará a ligação entra a Linha 17 e a estação do mesmo nome da Linha 9-Esmeralda, da CPTM. Como também antecipado aqui, o Metrô já havia desistido do projeto original, que previa que as duas plataformas ficassem alinhadas e que faria com que os passageiros do monotrilho acessassem a linha pelo mesmo prédio hoje utilizado pela linha da CPTM.
Ocorre que esse acesso ao lado do Shopping Market Place é usado por número alto de passageiros, gerando filas em horários de pico. Por isso, o Metrô decidiu mudar o projeto e, para isso, promover uma nova licitação que, segundo relato ao jornal O Estado de São Paulo, será publicada em breve.
Essa nova licitação mudará a forma como os passageiros acessarão as duas linhas. A nova estação Morumbi da Linha 17 ficará ao sul da homônima da Linha 9, bem em frente ao conjunto WTorre Morumbi. É de lá eles chegarão direto à Linha 17, por um acesso a ser construído ao lado da entrada de veículos do edifício. Para quem estiver na CPTM, também será possível chegar ao monotrilho por um mezanino que ligará as duas estações num arranjo semelhante ao das estações Paulista da Linha 4 e Consolação da Linha 2 – claro, sem o mesmo movimento visto lá.
Embora não haja previsão para que essa obra comece, é seguro dizer que a Linha 17 só se conectará à Linha 9 depois de estar em funcionamento no restante das estações.