A implantação do sistema CBTC, de controle de trens, na Linha 1-Azul, entra numa fase importante neste domingo, 13, quando o Metrô de São Paulo dará início aos testes dinâmicos em horário comercial.
Para isso, no entanto, será preciso interromper o serviço entre 4h40 e 7 horas da manhã, informou a companhia. Para minimizar os problemas para os passageiros, o Metrô disponibilizará gratuitamente os ônibus do sistema Paese, que vão percorrer o trecho entre Jabaquara e Tucuruvi, em ambos os sentidos.
Segundo o Metrô, o sistema CBTC (Communication-Based Train Control) teve sua instalação concluída na Linha 1-Azul e agora serão feitos os testes para calibrar seu funcionamento até que seja possível substituir o atual sistema ATC na operação das composições.
O CBTC é um sistema mais moderno e eficiente que o ATC por permitir que os trens possam circular com intervalos menores e de forma mais regular. Ele utiliza sinais de rádio enviados e recebidos pelos trens para que a operação seja realizada de forma simultânea e sem interrupções, ao contrário do ATC, que utiliza sensores nos trilhos dispostos em blocos.
A Alstom, após um longo processo de implantação, colocou o CBTC em operação na Linha 2-Verde e agora também está perto de concluir a instalação na Linha 3-Vermelha. Além da operação, o sistema controla as portas de plataforma (PSD) que estão sendo instaladas nesses ramais.
Após a conclusão do serviço, todas as seis linhas de metrô de São Paulo serão operadas pelo CBTC, além da Linha 6-Laranja, que já entrará em serviço com essa tecnologia.