Após inúmeros adiamentos e atrasos, o Metrô finalmente realizou a primeira operação comercial na Linha 1-Azul com o sistema CBTC (Communication-based train control, ou controle de trens baseado em comunicação) neste domingo, 3 de julho.
A nova tecnologia, que promete tornar as viagens mais eficientes e até com intervalos menores, está sendo implantada pela Alstom desde 2008, inicialmente na Linha 2-Verde, que começou a testar o sistema em 2016, mas que só ficou plenamente operacional em 2020.
A Linha 1, por sua vez, deveria ter iniciado os testes com o CBTC em 2019, mas o cronograma foi prorrogado seguidas vezes à medida que o trabalho precisava de novas revisões e testes. No começo deste ano, a previsão era que a operação aos domingos começasse em abril, mas o Metrô acabou remarcando o início para junho.
Neste domingo, finalmente, o ramal de metrô mais antigo de São Paulo funcionou com o CBTC durante todo o dia. Até então, apenas testes sem passageiros estavam sendo realizados durante a madrugada ou em alguns finais de semana.
Espera-se que a partir de agora ocorram mais testes operacionais após revisões no software de controle, que passa a ganhar confiabilidade graças ao uso mais intensivo. Se seguir o mesmo processo da Linha 2, o Metrô deverá operar com o CBTC no sábado e então levá-lo para os dias úteis, quando a demanda é bem maior e exige uma versão do sistema mais confiável e eficaz.
O uso do CBTC também abre caminho para que as portas de plataforma das estações Jabaquara e Tucuruvi passem a funcionar em breve. A Alstom também avança com a preparação para os testes do sistema de controle de trens na Linha 3-Vermelha, a mais lotada da malha metroferroviária.
Se não ficar lerdo como na linha verde, está bom…
pq se for para ficar pior, DEIXA COMO ESTÁ.
Se na L2 tá lento na L4 e tartaruga de Madagascar
Verdade. A linha verde é dia sim o outro também, na operação tartaruga.
Deus me livre da azul nessa lentidão…
Voltei a usar a Linha Verde e tudo parece ótimo.