O Metrô de São Paulo irá operar a Linha 1-Azul neste sábado, 16, e domingo, 17, com o novo sistema de sinalização CBTC. A notícia causa surpresa já que a tecnologia estreou apenas no domingo dia 3 e com algunas problemas pontuais durante o dia, de baixo movimento.
Segundo nota da companhia, “este será o primeiro fim de semana cheio que este sistema será implantado”. A Alstom, responsável pela sua implantação, passou vários meses realizando testes aos finais de semana e madrugadas para chegar a uma versão de software que consiga suprir as necessidades operacionais do Metrô.
A meta é reduzir o intervalo entre os trens, graças à circulação de mais composições simultaneamente permitida pelo CBTC, que é mais eficiente em controlar os trens.
O primeiro ramal a trocar o antigo sistema ATC para o CBTC foi a Linha 2-Verde, que opera com ele desde 2020. Por ter sido o primeiro deles, o projeto levou muitos anos até atingir a confiabilidade necessária. A Alstom também está realizando serviços na Linha 3-Vermelha que será a próxima a recebê-lo.
A operação aos finais de semana serve como forma de avaliar a tecnologia sem grandes riscos para operação por conta da demanda de passageiros menor. Se tudo correr bem, o CBTC passará a operar durante os dias úteis em breve.
Além do sistema de sinalização, a Alstom ativou a operação das portas de plataforma em Jabaquara e Tucuruvi. Elas estão operando por meio de um recurso provisório, ligado ao ATC já que no futuro elas serão comandadas pelo CBTC.
Apesar de surpreendente domingo passado(10) passei pela linha a tarde e a noite e notei o quanto o sistema tá funcionando bem, nunca senti os trens com uma aceleração tão suave quando nesse dia, acredito que o sistema esteja já bem maduro pelo experiência que tive e por essa rapidez em ampliação
E eu achando q o CBTC na linha 2 operava desde 2016
Voce está certo, funciona desde FEV/2016. O autor se enganou. https://www.aeamesp.org.br/blog/a-implantacao-do-cbtc-na-linha-2-verde-do-metro-sp-foi-uma-conquista/
Inclusive, ontem (16/07), já estava aparecendo, nos monitores da estação, o tempo restante, para a chegada do próximo trem.
Só faltou a visualização, nos monitores, da lotação de cada vagão, como na Linha 2, coisa que deve vir mais adiante.