Ainda não é o expresso prometido pelo governo há anos, mas a partir do próximo dia 30 de novembro a CPTM passará a operar o Expresso Linha 10, um serviço que percorrerá o trecho mais lotado da Linha 10-Turquesa entre as estações Celso Daniel, em Santo André, e Tamanduateí, onde há a conexão com a Linha 2-Verde do Metrô. Haverá apenas uma parada no caminho, em São Caetano.
O serviço funcionará apenas em horário de pico, no sentido ABC-São Paulo das 6h às 9h e à tarde, no sentido inverso, entre 16h e 19h. É algo semelhante com os trens que circulam na Linha 9-Esmeralda entre Pinheiro e Jurubatuba, porém, a Linha 10 possui uma vantagem, uma via exclusiva para circulação desses trens extras. Por isso será usado apenas um trem da Série 3000 que fará uma espécie de bate e volta no trecho. A Série 3000, que foi vista recentemente na região, foi produzida pela alemã Siemens no final da década de 90 e possui capacidade para transportar 2 mil passageiros em seus oito vagões.
A ideia da CPTM é desafogar o trecho, hoje sobrecarregado e que sofre com a lentidão dos trens da Série 2100, que tem taxas de aceleração e frenagem baixas. Com o expresso, parte da demanda será atendida de forma paralela. O intervalo entre as viagens do expresso, no entanto, será de 24 minutos, diz a CPTM. Como apenas um trem percorrerá a linha não há como reduzir esse tempo. De qualquer forma, a Série 3000 deve reduzir o tempo de viagem ainda mais, sem contar a eliminação de duas paradas para quem vem de Santo André.
Na prática, o expresso deixará de atender duas estações, Utinga e Prefeito Saladino, que ficam na divisa entre as duas cidades do ABC Paulista. O serviço funcionará apenas nos dias úteis. Resta saber se o expresso seguirá funcionando quando a Linha 10 receber as frotas mais modernas da CPTM, capazes de operar em velocidades maiores.