Os passageiros que esperam a extensão da Linha 11-Coral até a estação Palmeiras-Barra Funda terão de aguardar um pouco mais de um ano para desfrutar da facilidade. A CPTM confirmou que o ramal só passará a atender o novo local no segundo semestre de 2024.
Embora a infraestrutura de vias, rede aérea e sinalização esteja evoluindo bem, para conseguir operar os trens da Linha 11 no trecho a companhia depende da construção de uma nova subsestação de energia entre Luz e Palmeiras-Barra Funda. Como a frequência de composições é grande, será preciso oferecer mais carga na rede do que hoje é possível.
Por essa razão, levar o Expresso Aeroporto até Barra Funda já será viável nos próximos meses. O serviço da Linha 13-Jade tem intervalos altos, de uma hora, o que na prática não sobrecarrega a infraestrutura na região. Como o site mostrou, as plataformas de Barra Funda já estão sendo preparadas para receber as novas linhas, com placas indicativas dos destinos que estão a caminho.
Na semana passada, a CPTM iniciou testes com trens da Série 2500 (exclusivos da Linha 13) entre Luz e Barra Funda, para checar o funcionamento dos sistemas e equipamentos.
“Os testes já foram iniciados para que possamos ter mais informações sobre os ajustes que precisam ser feitos para que este modelo, o mais moderno da CPTM, possa chegar até o seu novo destino com rapidez e, principalmente, segurança”, disse Pedro Moro, presidente da companhia.
O plano de levar as linhas 11-Coral e 13-Jade até Palmeiras-Barra Funda foi lançado em agosto de 2021. O contrato de R$ 158 milhões contempla a elaboração de projeto executivo, fornecimento e implantação dos sistemas.
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A previsão era que ambas passassem a operar em Barra Funda em 2024, mas a CPTM conseguiu antecipar o projeto parcialmente, algo bastante incomum nas obras de expansão e modernização da malha metroferroviária paulista.
Com essa expansão da linha 11 coral até barra funda será essencial para desafogar um pouco a linha 3 do metrô e os passageiros terem mais opções para seguir de Mogi,Suzano ou Guaianases até as linhas 8 e 9 com maior rapidez ,pois a linha 11 em termos tem menos estações a partir de Itaquera e portanto chegará à barra funda mais rápido que o metrô!
Mais uma vez o governador Tarcísio para não admitir que ia atrasar na entrega da Linha 6-Laranja ao invés de anunciar a prioridade de se adiantar a construção da Estação Integrada Água Branca, inclusive com a ViaMobilidade em conjunto com a CPTM, a qual seria de utilização imediata independente da conclusão da Linha 6-Laranja do Metrô, mais uma vez trapaceou a população dizendo simplesmente da intenção de construir mais seis estações para após 2026, o título correto para aquela matéria deveria ser: “Tarcísio de Freitas anuncia que Linha 6-Laranja irá atrasar e não ficará pronta conforme a data prevista”
O mesmo poderia se dizer e aplicar para as extensões provenientes do Alto Tietê das Linha 11-Coral e Linha 13-Jade para oeste com terminação em Barra Funda, que possui duas interferências de grande densidade de tráfego com interferências de tráfego e de cargueiros noturnos.
O resultado será: que não se acabará com a superlotação da Linha 11-Coral, e o acréscimo de demanda da Linha 13-Jade será irrelevante com grande prejuízo em mobilidade para Linha Integradora-710 que beneficia todas as linhas.
É insensato esta insistência sem nenhuma preparação prévia, e não possuir nenhum fundamento plausível os planejadores levarem as Linhas 13-Jade que faz uma conexão em “Y” na Linha 12-Safira e novamente na Linha 11-Coral para Barra Funda utilizando duas conexões e interferindo em ambas as linhas que já são ultra demandadas e ainda possuem cargueiros pois uma ocorrência do bloqueio de uma paralisa todas as três, exatamente antagônico do que acontece com a “Linha Integradora-710” que possui 21% a mais de passageiros que a Linha 11-Coral, e com a paralização de uma das Linha-7 ou a Linha-10 podem trafegar normalmente unitariamente conforme já ocorrido.