Linha 11-Coral começará a operar em “testes” até Barra Funda em 15 de dezembro

Ramal da CPTM vai percorrer o trecho entre Luz e Barra Funda aos domingos entre 10h e 15h durante nove meses, antes da operação comercial
Trem da Série 8500 chegando na estação Barra Funda (Jean Carlos)
Trem da Série 8500 chegando na estação Barra Funda (Jean Carlos)

A espera acabou, ou melhor, parcialmente acabou: a CPTM dará início no dia 15 de dezembro às viagens da Linha 11-Coral até a estação Palmeiras-Barra Funda.

Não será, no entanto, uma operação comercial e sim “testes operacionais”, como explicou a empresa em nota.

Trata-se na prática de um operação experimental apenas aos domingos e entre 10h e 15h, ou seja, quando o movimento no ramal é o menor da semana.

Segundo a companhia, os testes visam avaliar o conforto e a segurança dos passageiros como rede aérea, sinalização, via permanente e plataformas.

Estação Palmeiras-Barra Funda recebeu melhorias nas plataformas (Jean Carlos)
Estação Palmeiras-Barra Funda recebeu melhorias nas plataformas (Jean Carlos)

“O objetivo é iniciar a operação em horário comercial sem nenhuma pendência e sempre priorizando a segurança total do nosso passageiro”, explicou Paulo Mota, gerente de circulação da CPTM.

Chegada à Barra Funda é necessária com fim do Serviço 710

Os testes operacionais devem se estender por nove meses, ou seja, até por volta de setembro de 2025, quando então a CPTM pode dar início à operação comercial em horário de pico.

O cenário mais provável, no entanto, é que os testes sejam ampliados à medida que a infraestrutura se mostre a apta a suportar a operação.

Trem do Serviço 710 na estação Palmeiras-Barra Funda
Serviço 710 na estação Palmeiras-Barra Funda (Jean Carlos)

A chegada da Linha 11 à Barra Funda até o segundo semestre de 2025 é fundamental para substituir a Linha 7-Rubi nesse trajeto.

O ramal que hoje opera de Jundiaí à Rio Grande da Serra juntamente com a Linha 10-Turquesa no Serviço 710, só irá até Barra Funda assim que a concessionária TIC Trens assumir sua operação, o que deve ocorrer em novembro do ano que vem.

Quando isso ocorrer, os passageiros que precisarem seguir viagem, trocarão de trens em Barra Funda e muitos usarão a Linha 11 para chegar à região central.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Trem da ViaMobilidade: Linha 9 indo para o centro de São Paulo em vez de apenas Osasco

Governo fará empréstimo para levar Linha 9-Esmeralda no sentido da Barra Funda

Next Post
Vias na Marginal Pinheiros e a estação Morumbi ao fundo

Vídeo espetacular mostra obras da Linha 17-Ouro de ponta a ponta

Related Posts