A CPTM fará uma interdição no trecho entre as estações Brás e Tatuapé da Linha 12-Safira nos próximos três domingos. Durante os dias 13, 20 e 27 de novembro a companhia vai operar o ramal entre as estações Calmon Viana e Tatuapé, onde os passageiros precisarão seguir viagem utilizando a Linha 11-Coral ou a Linha 3-Vermelha do Metrô.
O motivo da mudança é a realização de obras de melhoria na região da estação Brás. As intervenções a serem realizadas na via requerem a paralisação temporária da operação neste trecho. Em visita técnica realizada na Linha 12-Safira por portais de mobilidade, assessores da Diretoria de operações haviam mencionado a realização de obras na região.
Atualemten as manobras realizadas na estação Brás são um dos grandes gargalos para a operação. Por conta disso, a CPTM está modernizando a Linha 12 entre as estações Eng. Goulart e Brás a fim de reduzir o intervalo entre os trens para 3 minutos, além de tornar a viagem mais veloz.
Veja também:
Pelo que o site apurou, as mudanças no trecho Brás-Tatuapé deverão incluir a remodelação das vias e dos AMVs que deverão estar em posição mais favorável, permitindo manobras mais rápidas e o redução no tempo de viagem. A CPTM já havia diminuído o tempo de trajeto total no ramal de 63 para 53 minutos por conta de outras melhorias.
Para comportar o aumento de demanda nesses três domingos, a CPTM operará a Linha 11-Coral com intervalos menores, de oito minutos. Já os usuários que utilizam o serviço Expresso Aeroporto não serão afetados pelas obras já que o trem da Linha 13-Jade faz o trecho entre Luz e Tatuapé nas vias da Linha 11 e só então passa a circular nos trilhos da Linha 12 até Engenheiro Goulart.