Inaugurada em março de 2018, a Linha 13-Jade foi o primeiro ramal sobre trilhos construído e operado pela CPTM em sua história. Com três estações e 12,2 km de extensão (sendo 7,9 km em vias elevadas), o ramal de trens metropolitanos deveria servir como ligação rápida não apenas com o Aeroporto de Guarulhos, mas também para moradores do munício.
No entanto, a primeira fase da Linha 13 foi um passo incompleto para torná-la realmente atraente. A despeito de ter os trens mais modernos da companhia e ser a única a operar com o sistema ATO (que torna a operação das composições automatizada), o ramal ainda transporta pouca gente.
Em outubro e novembro, ela voltou a bater seu recorde de passageiros transportados. Foram 390 mil pessoas em outubro e 392,4 mil pessoas em novembro (os dados de dezembro ainda foram divulgados pela CPTM).
Trata-se de um crescimento de 27% em quatro anos, um índice bastante significativo não fosse o fato de que a capacidade projetada para a Linha 13-Jade seja quase 10 vezes maior.
Segundo a CPTM, a linha pode transportar 120.000 passageiros por dia, com intervalos de 8 minutos entre os trens. Isso não ocorre por alguns motivos e eles não envolvem questões técnicas já que existem oito trens exclusivos à sua disposição, vias novas e um sistema de sinalização moderno (embora tenha levado tempo até ser concluído de fato).
A limitação está nos problemas de planejamento do governo do estado, que decidiu levar a Linha 13 apenas até Engenheiro Goulart, de onde os passageiros seguiriam viagem pela Linha 12-Safira, A questão é que o ramal que vai de Calmon Viana até o Brás não tem condições de absorver tamanho movimento, ele próprio às voltas com uma demanda crescente.
Esperança em 2024
Nos planos originais da companhia, a Linha 13 seguiria além de Engenheiro Goulart, paralela à Linha 12 até a região da Penha, quando passaria a circular em vias subterrâneas em direção à Mooca ou, em algumas projeções, até Chácara Klabin.
O projeto, de alto custo, foi abandonado pela gestão Doria/Garcia, que apostou em repotencializar a Linha 12 e a Linha 11 para que elas compartilhem vias com a Linha 13 até Palmeiras-Barra Funda. Isso deve ocorrer em algum momento do ano que vem, mas ignora-se o quanto haverá de espaço para o ramal.
Atualmente, o crescimento de usários se deve em parte ao novo Expresso Aeroporto, que passou a circular entre Luz e Aeroporto Guarulhos a cada hora. Mas ele é pouco para permitir que muitos passageiros decidam optar pela Linha 13.
Outra solução no horizonte chama-se estação Tiquatira. Ela é parte da expansão da Linha 2-Verde até Dutra (Guarulhos), mas está suspensa por enquanto. Quando for implantada, a nova parada permitirá que os passageiros das linhas 12-Safira e 13-Jade sigam viagem no sentido da Avenida Paulista ou da Zona Sul da capital.
Talvez só então os recordes da Linha 13 se tornem realmente mais significativos e a faça se aproximar do movimento do restante da malha metroferroviária.
O IDEAL da Linha 13 é exatamente ela correr em paralelo a Linha 12 – Safira de forma totalmente segregada. Se o projeto é de alto custo, que se faça em partes. Nem que seja inaugurando as estações do trecho uma a uma. Primeiro Cangaíba, depois Tiquatira e por fim Guaiauna. Só assim a linha será atrativa e sem prejudicar o funcionamento das Linhas 11 e 12. Do jeito que está sendo feita, só vão tumultuar tudo. Imagina um dia de pane em uma das 3 linhas, ao em vez de uma servir de alternativa a outra, vão ficar ambas prejudicadas.
Não entendo pq o governo não vê a oportunidade de parar em Tatuapé e Brás nos 2 sentidos, muito claro que seria um sucesso.
Não foi nem qdo existia o finado Connect. A demanda era baixa da mesma forma.
Falta empenho também da própria Prefeitura de Guarulhos em fazer com que utilizar o trem seja mais atrativo. Em muitos casos o próprio morador de GRU tem uma dificuldade enorme em chegar até às estações pois o sistema de ônibus é precário e os terminais, extremamente mal planejados. Pra grande maioria dos bairros, é preciso tomar dois ônibus pra chegar até lá. O que torna muito mais fácil a pessoa simplesmente pegar uma condução só e ir pra Armênia, Penha ou Tucuruvi.
Isso sem falar na falta de integração também, já que em tese, a pessoa precisa pagar uma passagem municipal e uma passagem da EMTU/SPTrans com cartões diferentes… Enfim, é horrível de todo jeito.
Essa linha é boa só precisa ser usada de forma mais inteligente pela CPTM acho que ela deveria começar na Barra funda mesmo creio que quando inaugurarem a extensão até a barra funda o numero de passageiros deve aumentar pois conectará a rodoviaria com o aeroporto internacional.Agora para Atender a população de Guarulhos que não necessariamente usa o aeroporto e quer ir pra São Paulo a linha 19 subterranea é a melhor aleternativa.
Se eles fizessem o original ou pelo menos o sentido bairro dela ia aumentar substancialmente a demanda
Não entendo a relutância em estender a linha 13 até a Barra Funda com prioridade absoluta sobre as outras linhas no trecho… A linha 13 é um projeto novo e moderno e as demais linhas são heranças de companhias antigas de difícil manutenção e baixa aprovação da população. Existem várias linhas alternativas em operação e em construção para compensar os cortes. Não estamos falando de priorizar um ou outro bairro distante qualquer, mas de priorizar O AEROPORTO INTERNACIONAL mais movimentado do Brasil e uma cidade que está entre as 15 maiores do país, incluindo sua rodoviária. Engraçado que o estado só passa a faca no transporte quando é prejudicial. Mas quando é a coisa certa a ser feita, fica essa lenga lenga aí…
Usar esse trem em horário de pico é terrível, super lotado, pessoas sentadas no chão. Pessoal não fiscaliza, poderia ser horário de pico um intervalo de 30 min ( no expresso luz) uma hora é muito ruim.
Tem um problema pra diminuir os intervalos: LINHA 11 – CORAL
E eu aqui na expectativa da extensão da linha 13 até o bairro de bonsucesso!!!