Linha 13-Jade deve encontrar Linha 5-Lilás na futura estação Bom Pastor

Informação foi divulgada pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos durante fórum promovido em São Paulo nesta quinta-feira, 15
Trem da Linha 13-Jade
Trem da Linha 13-Jade (Jean Carlos)

A Linha 13-Jade, que hoje possui apenas três estações e deve ganhar uma extensão do Expresso Aeroporto até Palmeiras-Barra Funda, promete ser expandida em outros sentidos nos próximos anos.

O primeiro novo trecho em estudo é conhecido: levar o ramal da CPTM até a região de Bonsucesso, localizada a leste do Aeroporto de Guarulhos. Na outra ponta, porém, a situação é ainda um tanto nebulosa.

Em estudos mais antigos, a Linha 13 seguiria após Engenheiro Goulart em paralelo até a futura estação Gabriel Mistral, onde haverá a conexão com a Linha 2-Verde na estação Tiquatira. Essa possibilidade segue nos planos, mas é dali em diante que o ramal pode ter outro formato.

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Originalmente, a Linha Jade passaria a ser subterrânea após Gabriel Mistral, cruzando a Zona Leste em direção ao sudoeste até chegar à estação Parque da Mooca, onde faria ligação com a Linha 10-Turquesa.

O local também previa uma estação da Linha 6-Laranja, chamada de São Carlos, num megaprojeo que deveria receber o Trem Intercidades para a Baixada Santista.

Como será a expansão da CPTM nos próximos anos, incluindo a Linha 13 até Bom Pastor (Reprodução)

Posteriormente, alguns mapas da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) passaram a mostrar a Linha 13-Jade indo além até chegar à estação Chácara Klabin, atual terminal norte da Linha 5-Lilás.

Esse panorama voltou a mudar, segundo informações apresentadas pelo coordenador de planejamento e gestão da STM, Alberto Epifani.

Novo destino ao sul

Em fórum de debates organizado pela revista Sobre Trilhos nesta quinta-feira (15), Epifani revelou que a Linha 13 deve agora se encontrar com a Linha 5 na estação Bom Pastor, no bairro do Ipiranga.

A nova parada faz parte da extensão da Linha Lilás até Ipiranga, com três estações: Ricardo Jafet, Bom Pastor e Ipiranga.

Possível extensão da Linha 13 até Bom Pastor

“A Linha 13-Jade, que está parando em Engenheiro Goulart, tem que vir até Gabriela Mistral, famosa Tiquatira, vai fazer a ligação Tiquatira-Bonsucesso. Depois, Tiquatira-Bom Pasto, na Linha 5, passando pela [Linha] 10 e fazendo conexão com a 5, fazendo esse arco que facilita a vida da ligação da Linha 10 quando ela for descendo até a Baixada Santista com o TIM da Baixada”, explicou o coordenador.

A extensão da Linha 13 após Gabriel Mistral/Tiquatira é certamente um projeto mais complexo e caro já que se trata de um trecho subterrâneo. Por isso, imagina-se que o governo considere a expansão como parte da concessão do ramal à iniciativa privada no futuro.

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    1. é a linha 13 já de infelizmente não passa de uma bela porcaria serviço ruim serviço que não tem rapidez serviço que enfim não tem regularidade na velocidade dos trens enfim um lixo de serviço enquanto que se tem de trem por Guarulhos e São Bernardo do Campo fica ver navios não é possível que são Bernardo do Campo esteja tão abandonada tão largada tão esquecida tão jogada no descaso no esquecimento por conta de projetos de linhas metrô ferroviárias que enfim a maldita da gestão do maldito do João Dória acabou com a linha 18 bronze e também a atual gestão do Tarcísio de Freitas está desdenhando São Bernardo do Campo está também esquecendo de São Bernardo do Campo visto que aqui tem o trânsito caótico e uma população de 1 milhão de pessoas ou até maior do que isso porque São Bernardo é a décima sétima cidade com a maior economia de toda essa federação e não é possível que por causa dos interesses dos empresários ricos ligado da empresas de ônibus aqui da região que são Bernardo seja jogada nesse desdém nesse pouco caso.

    1. É verdade. Todo mundo fala dessa linha pensando nos passageiros de aviões, mas há milhares de trabalhadores no aeroporto que vâo se beneficiar dessa linha

  1. Pra mim, essa extensão não faz sentido nenhum sendo que a Linha 2 faz “o mesmo caminho”. E o mais bizarro, é a linha 13 cortar as linhas 3 e 11 sem nenhuma conexão com as mesmas

    1. Duvido que realmente passasse sem baldiação pela L3 e a L11, acho que aquela ali foi só uma imagem ilustrativa feita pelo site, a rota verdadeira provavelmente vai ser diferente.

    2. Eu ja acho que eles não farão a conexão com a 3 e nem com a 11 para desafogar o sistema, pois ele vai ligar já na Violeta, que surgiu exatamente para isso, desafogar a vermelha. Inclusive pensando que a vermelha ja vai receber um bom fluxo da verde de quem pretende ir ao centro e sai de guarulhos.

  2. Neste projeto como ficaria o serviço expresso Barra Funda – Luz ? seria uma outra ponta do ramal como se fosse em Y ou seria descontinuado com a integração com a linha lilás?

  3. Samba do criolo doido. o que esta fazendo hj levando a 13 pra Barra Funda daqui a pouco nao vale mais….esses caras nunca pegam trem metro onibus.

  4. Seria interessante um serviço em X com a linha 12, daria mais alternativa aos moradores da Zona Leste integrar com a Zona Sul, mas definitivamente deve os projetos saírem do papel, senão projeto entra projeto sai e nada sai de concreto.

  5. papel aceita tudo.

    já faz décadas que vejo os coloridos mapas de linhas futuras. pouco saiu até agora.

    quem quiser, que acredite nisso aí.

    1. 1-mapa só ilustração, veja no mapa que vila Sônia , Jd colonial , e outras que ainda estão como “projetos/em construção”…. nem linha 14-Onix aparece no mapa.
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      2-objetivo de ir visando ZONA SUL (Bom Pastor e Lilás e suas imediações) é trazer o passageiro para linha 13, que paga um absurdo de aplicativo ou táxi. só vale lembrar que passageiro que vai pro aeroporto (viajar) vai com muitas (ou inúmeras malas) …
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      3-penso que melhor seria ir pra São Carlos e transformar num hub (nova super Sé) de conexões.
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      4-mas antes de tudo, precisa ter passageiros, então, extensão até Bonsucesso seria prioridade, de Bonsucesso a Brás/ou Luz/ou Barra Funda. Depois resolve-se pra onde quer ir .
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      5-se para em Bonsucesso, dificilmente olha para Arujá e santa isabel (STI) (muito menos STI, porque tem uma serra na frente da cidade, e mata atlântica doutro lado)
      5.1-no maximo um “Arco Alto Tietê”= Bonsucesso, Mário Covas (próx do Rodoanel Norte), Arujá Centro, Itaquá 1 e Itaquá 2, e final em Suzano.
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      mapa é ilustrativo assim como muitos outros que já tiveram… aguardando novas promessas, mais mapas.

  6. Só acho que entre Tiquatira e Serra de Botucatu a linha 13 deveria ir pra Penha integrar com as linhas 2, 3 e 11 (não acho justo passar cruzando as linhas 3 e 11 no Guaiaúna sem ter uma conexão com essas citadas) com certeza atrairia um pouco mais de passageiros pra linha 13, eles deveriam avaliar essa hipótese!

  7. eu gostaria que pelo menos diminuisse o tempo do intervalo dos trens de 1 hora para 30 minutos, pelo menos nos horários de “PICOS” de manhã colocasse às 5h30, 6h30 e 7h30 e vice versa às 17h30, 18h30 e 19h30, já melhoraria se planejar, FICA À DICA!!!

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