Durante a participação na 22ª Semana de Tecnologia da AEMESP, a associação de engenheiros e arquitetos de metrô, o presidente da CPTM Paulo de Magalhães garantiu que a Linha 13-Jade será aberta em julho de 2018 mesmo que os trens a serem encomendados para ela não estejam entregues ainda. E revelou uma novidade: o ramal deve funcionar após a meia-noite para atender os passageiros do Aeroporto de Guarulhos.
Magalhães disse também que a empresa está ajustando o cronograma para que a inauguração coincida com a finalização do “transporte” fornecido pela GRU Airport, a concessionária do aeroporto. O presidente da CPTM não revelou exatamente do que se trata esse “transporte”, mas há sérias dúvidas se a GRU Airport terá tempo e dinheiro para construir um sistema de média capacidade e segregado – hoje o trecho entre os três terminais é feito por ônibus.
Sobre a operação na madrugada, Magalhães também não deu detalhes nem como os usuários seguiriam viagem nas demais linhas da rede, que estarão fechadas.
Normalização da Linha 11 em outubro
Sobre os oito trens que serão comprados exclusivamente para a Linha 13 e que contarão com bagageiros e maleiros, o executivo confirmou que caso eles não fiquem prontos a tempo serão usadas unidades das Série 8500 e 9500, as mais novas da empresa. A licitação do trens está em suspense desde maio quando foram recebidas as propostas. A CPTM diz estar preparando um parecer para ser repassado ao financiador da obra, um banco francês, que precisa aprovar o financiamento.
Em outra ocasião nos últimos Paulo de Magalhães também revelou que a Linha 11-Coral voltará à operação normal em outubro, com o Expresso Leste indo até Suzano. O trecho está com limitação de velocidade devido ao roubo e incêndio de uma subestação na região.
Em dia de jogo de futebol tanto metrô com CPTM deveriam operar depois da meia noite.