Linha 13-Jade terá inédito viaduto estaiado duplo

Parada intermediária deve receber muitos moradores de Guarulhos
Parada intermediária deve receber muitos moradores de Guarulhos
Parada intermediária deve receber muitos moradores de Guarulhos

Primeira linha a ser construída e operada pela CPTM em sua história*, a Linha 13 Jade já chama a atenção de quem passa pelas rodovias Ayrton Senna, Dutra e Hélio Smidt ou nas proximidades da estação Engenheiro Goulart, em reconstrução atualmente. Com previsão de ser entregue no primeiro semestre de 2018, a obra, com mais de 12 km de extensão, promete conectar o maior aeroporto da América do Sul com a rede de metrô e trens da Grande São Paulo. O blog visitou os canteiros da obra há algumas semanas e a seguir comenta alguns pontos interessantes.

Viaduto de duplo estais

Embora não tenha tantas desapropriações pelo seu trajeto, a Linha 13 terá de vencer alguns obstáculos no caminho. O maior deles é atravessar importantes rodovias do estado além do Rio Tietê e um córrego em Guarulhos. Para isso, as vias elevadas terão parte de sua estrutura em ‘obras de arte’, viadutos e pontes com imensos vãos livres.

A maior novidade será o primeiro viaduto ferroviário com duplo estais do país. Com 530 metros de comprimento e pilares com 65 metros de altura (metade da altura da ponte estaiada Otavio Frias na Zona Sul de São Paulo), ele atravessará de uma vez as rodovias Ayrton Senna e Hélio Smidt. Seu projeto, no entanto, começou depois que obra já estava em curso por exigências de outros órgãos que não permitiram que fossem construídos viadutos comuns usando a técnica de balanços sucessivos. Com isso, é provável que a linha esteja praticamente pronta, esperando a conclusão do viaduto estaiado em 2018.

Enquanto o imenso viaduto está apenas nas fundações, outras ‘obras de arte’ já encontram-se num ritmo mais adiantado. A transposição do Rio Tietê, por exemplo, já foi concluída, e a passagem por cima da Via Dutra, onde será o ponto mais elevado da linha, está prestes a avançar por cima das pistas. Haverá ainda outros viadutos e pontes próximas a ele até a chegada ao trecho onde está sendo construída a estação Guarulhos CECAP.

Obra de arte deve ser semelhante ao desenho acima
Obra de arte deve ser semelhante ao desenho acima

Mão inglesa

Segundo engenheiros da obra, a Linha 13 terá suas vias em sentido invertido, como no trânsito na Inglaterra e linhas como a 10-Turquesa. Ou seja, o trem que sairá de Engº Goulart com sentido ao aeroporto seguirá pela esquerda enquanto o retorno se dará pela direita. As vias começam antes da estação Goulart, inclusive, num espaço que está sendo elevado e que servirá de via de manobra para retorno dos trens. De lá, ele passará pela estação de conexão com a Linha 12, continuará no nível da superfície até a altura do Centro de Treinamento do Corinthians, quando começará a rampa elevada.

Estação Guarulhos CECAP

A primeira parada da Linha 13 será na estação Guarulhos CECAP, nas proximidades do Terminal Rodoviário, que terá uma passarela de ligação com ela. O prédio principal tem um mezanino onde estarão os bloqueios e um piso superior, onde estará a plataforma central. Em meados de setembro, estavam sendo instaladas as estruturas metálicas que suportarão a cobertura da estação.

Cobertura da estação Aeroporto Guarulhos da Linha 13
Cobertura da estação Aeroporto Guarulhos da Linha 13

Estação Aeroporto Guarulhos

A próxima e, por enquanto, última parada, será a estação próxima ao aeroporto internacional. Como explicamos, a estação acabou construída distante dos principais terminais do aeroporto por opção da concessionária GRU Airport, que pretende utilizar o local original para erguer um complexo comercial e de eventos. Por essa razão, os passageiros, funcionários e visitantes do terminal aéreo precisarão utilizar um ônibus gratuito pra chegar aos três terminais.

O blog conheceu o acesso que fica dentro do terreno do aeroporto. De lá, os usuários atravessarão a rodovia Hélio Smidt para acessar o mezanino da estação. Ao contrário de Guarulhos CECAP, a estação do aeroporto terá plataformas laterais por conta da necessidade de manobrar os trens para retorno.

Trens novos

Atualmente, existem apenas duas licitações pendentes, de Sistema de Monitoramento de Via – SMV e Sistema de Telecomunicações. Já foram assinados as contratações para implantação dos sistemas de energia e sinalização, já a frota de trens que serão usados na linha está próxima de ter vencedor anunciado: “a assinatura de contrato para fornecimento dos oito trens está prevista para os próximos meses”, explicou a CPTM ao blog.

Extensão

Nessa primeira fase, estima-se que a Linha 13 transportará cerca de 120 mil pessoas por dia. É um número significativo pela sua extensão e certa dificuldade de acesso. Mas como custará a mesma tarifa que o restante da rede, é provável que tenha uma demanda realmente grande já que as outras formas de acessar o aeroporto são bem mais caras. Também será a primeira linha a atender Guarulhos, a segunda cidade mais populosa do estado. Em outras palavras, mesmo que não seja tão bem localizada, é uma alternativa para muitos habitantes.

Mas é quando for expandida que a Linha Jade passará a ter uma função mais importante para a região metropolitana. Há planos, por exemplo, de estender o traçado após o aeroporto, com mais duas estações na região de Bonsucesso. E na outra ponta a esperança é que as obras de ampliação da Linha 2-Verde, hoje licitadas, mas suspensas, sejam iniciadas. Com isso, a futura estação Tiquatira será um novo ponto de conexão com a rede, colocando os passageiros em contato com a região central da cidade com apenas uma baldeação.

Por fim, há planos de levar a Linha 13 até Chácara Klabin, mas trata-se de um estudo ainda passível de muitas mudanças.

*  A CPTM foi responsável pela construção do trecho inicial da Linha 5-Lilás, mas depois a repassou ao Metrô. Em compensação, recebeu os trechos pós-Itaquera que seriam operados pela Linha 3 e hoje compõem o trajeto da Linha 11-Coral.

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