A concessão das linhas 10-Turquesa e 14-Ônix deverão trazer mudanças significativas em relação ao material rodante. A futura concessionária deverá comprar novos trens para o trecho entre Luz e Rio Grande da Serra, bem como VLTs com bitola internacional para o novo ramal.
Linha 10 – 16 novos trens
A Linha 10-Turquesa deverá sofrer um reforço de 16 novos trens para a modernização de sua frota. Os trens deverão possuir oito carros e ter passagem livre entre carros.
Alguns trens da Série 7000 serão cedidos temporariamente para a concessionária até que a nova frota de trens possa ser adquirida. O contrato estabelece que os trens sejam comprados em até 54 meses da assinatura do contrato de concessão.
A devolução dos trens para a concessionária das linhas 11, 12 e 13 se dará até o 62º mês com a Revisão Geral (RG) realizada independente da quilometragem dos trens.
Linha 14 de VLT – Bitola Padrão
A aquisição de novos trens para a nova Linha 14-Ônix de VLT deverá contemplar o atendimento de até 6,2 mil passageiros/h/sentido no horário de maior movimento da linha. A bitola será internacional (1,435 m).
Esse valor deverá ser atendido de forma que o nível de conforto da linha não ultrapasse o valor de 6 passageiros por metro quadrado, valor utilizado para a lotação dos trens.
Portanto, a aquisição de frota para a Linha 14-Ônix de VLT não é definida com um número claro, cabendo à concessionária ofertar a quantidade de trens conforme a demanda da linha.
Os trens deverão ter no máximo 45 metros de comprimento, bitola internacional de 1,435 m, piso baixo de 30 centímetros, velocidade máxima de 80km/h e capacidade para superar rampas de até 7%. Todos os trens serão elétricos alimentados por catenária em 750 Vcc. O documento cita também trens a bateria ou supercapacitores, mas não deixa de forma clara como tais modos poderão ser acionados.
O sistema do VLT poderá utilizar composições acopladas de três até nove módulos para se adaptar à demanda nos horários de vale e pico.
A concessão das Linhas 10 e 14 segue em etapa de consulta pública, ou seja, serão realizadas reuniões com a população e interessados para definir e refinar os modelos da concessão.
comprimento máximo: 45m
ou seja, vai ser menor que o monotrilho da linha ouro e tem demanda prevista pra 1 milhão de pessoas.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.
se for pra fazer esse negócio medíocre é melhor que nem saia do papel.
Por que não fazem a Linha 14 no sistema de trens urbanos para baratear o serviço em conjunto com a Linha 10? Reduz a diversificação de trens, manutenção, mão de obra… Claro que o CAPEX tende a ser maior, mas o OPEX diminui…
Creio que seja porque Trens urbanos são mais caros do que VLT´s, fora que os custos de implementação e custos de construção são bem mais altos para Trens Unidades Elétricas do que Trens de Veiculo Leve sobre Trilhos, fora o tempo de construção e tudo mais que seja possível colocar na ponta do lápis, que podem dificultar mais o tempo de construção e de conclusão
Essa linha 14 com o traçado proposto e sendo VLT será praticamente impossível de se executar. Demandaria de inúmeras desapropirações, muitos trechos se quer tem ruas e avenidas com largura suficiente pra permitir o VLT e vias de automóveis,
Uma linha do tamanho da 10-Turquesa, precisa de no mínimo 25 trens, pra substituir os 7000 (que não tem passagem entre os carros), além disso essa Linha 14 era pra no mínimo ser Monotrilho, olha o tamanho da linha.