A Linha 14-Ônix de trens metropolitanos deverá ser alvo de concessão para a iniciativa privada. O projeto, segundo relatório do governo, terá 40 quilômetros de extensão e poderá ser implantado em fases, sendo uma das últimas em Guarulhos.
Os “Estudos de Demanda e Receitas Acessórias” da concessão das linhas 11, 12 e 13 mostram um cenário de implantação da Linha 14-Ônix de forma gradual, dividido em quatro fases, sendo elas:
- Fase 1 (2030): Hospital Jardim Helena – Hospital Santa Marcelina 13km
- Fase 2 (2035): Hospital Santa Marcelina – ABC 14,2km
- Fase 3 (2040): Bonsucesso – Hospital Jardim Helena 7,2 km
- Fase 4 (2045): ABC – Jardim Irene 6,0 km
Observa-se que a priorização da Linha 14-Ônix será o atendimento ao coração da Zona Leste, criando uma ligação perimetral entre as linhas 11-Coral e 12-Safira.
A segunda etapa teria como foco o atendimento a banda sul da Zona Leste, chegando até o Santo André na futura estação ABC da Linha 10-Turquesa.
A terceira fase, 10 anos depois do início da operação, contempla a implantação da Linha 14-Ônix em Guarulhos atendendo a região de Pimentas e Bonsucesso, se integrando com a Linha 13-Jade.
A última fase de implantação visa atender a região do Jardim Irene em Santo André. A partir deste cenário não se prevê a expansão do ramal, que em estudos avançados estaria planejada para atingir a região de São Bernardo do Campo.
A Linha 14-Ônix, nos estudos, será adotada em modo VLT. A demanda inicial do ramal seria de 79,1 mil passageiros em 2030, atingindo o ápice em 2040 com 228,4 mil passageiros por dia.
Imaginei. Uma pena pra quem mora nas periferias de Guarulhos, visto que a região do Bonsucesso/Pimentas tem a maior concentração delas, não é? Pra esse público essa linha seria 1000 vezes mais conveniente do que a 19-Celeste. Espero que venha, pelo menos…
A quantidade de desapropiações que uma linha em superfície vai exigir, especialmente na região de Itaquera, deve tornar esse projeto inviável.
Tomara que esse modelo seja revisto, o trevo de Bonsucesso até São Miguel Paulista deveria ser tratado como prioritário. A demanda ali é muito alta e os passageiros dependem dos ônibus capengas da EMTU e algumas lotações clandestinas.
Seria mais um elo entre as L13 e L12, e que numa segunda fase poderia implementar o trecho São Miguel Paulista até Santa Marcelina. Assim conectando futuramente as principais linhas da ZL (3, 11, 12, 13, 16).
Essa demanda de Guarulhos é muito reprimida e negligenciada, o Estado pensa que apenas a extensão da L2 e a L19 vão resolver os problemas de mobilidade Guarulhense.
Por fim, Deus queira que não tenham a ideia de suprimir o trecho do ABC com o antigo projeto de corredor da EMTU pela Jacu Pêssego. Diferentemente do sacramento que fizeram com a L18 e que fará o ABC amargar com um modal que nascerá obsoleto e mais custoso ao passageiro entrar no sistema de trilhos.
Resumindo, esperança ZERO, na concretização deste e de outros projetos de mobilidade!
ahahaha..isso e so estimativa..talvez a gente nem esteja aqui sequer pra ver a linha violeta. mas ja e de bom grado que o projeto exista
e inadmissível o tanto de impostos que pagamos para dar muitas mordomias pra esses políticos onde a maioria obcecado pelo dinheiro querem ainda mais e mais se e um país decente essa obra não duraria nem.3 anos!
Se fosse China ou Japão, seriam 5 anos no máximo… Mas Brasil é tudo demorado tudo para amarrar votos em candidatos. o transporte público no Brasil está mais refém de governos e deputados do que nas construções. ACORDA POVÃO!!!!COBREM MAIS!!!
VLT é um tapa na cara, deveriam começar pela periferia, pimentas, e deveria ser CPTM ou Metro, VLT é criar um sistema defasado antes mesmo de inalgurar
Outro escárnio da gestão Zé Carioca. Mais de 20 ANOS pra implantar UM VLT. NA ZONA LESTE. Pra transportar 200 mil passageiros/ dia. Na zona leste. A região que possuirá 5 linhas de transporte pesado. E os caras propõem um VLT pra interligar não só as linhas na ZL como expandir pra região metropolitana. Eu acho que faltam adjetivos pra esse projeto e pra quem propôs/ cogitou… Pior de tudo é que é capaz de ser vendido (e aceito) como uma inovação!
vlt pra essa linha é uma insanidade… e queria muito ver no detalhe o traçado dessa linha, passando por áreas beeeeem adensadas
Se dependesse desse desgoverno paulista a periferia nunca vai ter metrô vide a linha 16 violeta que a Acciona propôs fazer só pelo centro e em 2050 chegar na cidade Tiradentes, esse caras tem que entender que é o povão que usa essa M. e mesmo assim ficam deixando a periferia sem um plano descente para o metrô chegar isso é vergonhoso, extremo leste e periferia de guarulhos nunca vai ver o metrô passar na porta pq o governo não quer
As máscaras estão caindo.
O governo está apresentando projetos mirabolantes que não vão de acordo com a realidade e é nessas horas que temos o choque. Não vai rolar!
O site expansaosp .blogspot. com é muito mais eficiente que esse governo na hora de criar as linhas que nunca existirão (mas bem que podiam).