Linha 14-Ônix pode chegar ao centro de São Bernardo do Campo

Estudos de atualização da rede sobre trilhos revelam que município do ABC poderá ganhar duas novas linhas de trem. Demanda estimada para o trecho será de 750 mil passageiros por dia
Linha 147-Ônix deverá chegar até São Bernardo do Campo (Jean Carlos)
Linha 147-Ônix deverá chegar até São Bernardo do Campo (Jean Carlos)

A Linha 14-Ônix de trens metropolitanos, deverá passar por modificações em seu trecho sul. Em vez de terminar na Estação Jardim Irene, em Santo André, a proposta é levar o ramal até o centro de São Bernardo do Campo.

As informações constam do estudo da rede futura estabelecido no Plano Integrado de Transportes Urbanos (PITU 2040).

Traçado Linha 14-Ônix (STM)
Traçado Linha 14-Ônix (STM)

Os estudos mostram que a Linha 14 deverá ganhar três estações após ABC, sendo elas as estações Vila Marina, Brasília e São Bernardo do Campo. A mudança é positiva pois atenderá um município que não possui transporte sobre trilhos, além de propor uma integração com a futura Linha 25-Topázio.

Extensão da Linha 14-Ônix (STM)
Extensão da Linha 14-Ônix (STM)

A demanda estimada para o ramal será de 750 mil passageiros por dia no cenário de consolidação.  A estação São Bernardo do Campo será a segunda mais movimentada com 77,6 mil passageiros por dia, perdendo apenas para Itaquera com 101 mil passageiros.

Trata-se, portanto, de mais uma prova cabal do potencial de atração do transporte ferroviário, que tem sido ignorado pelas gestões estaduais, mais preocupadas em manter o monopólio dos ônibus no município.

Horizonte distante, no entanto

A análise realizada prevê que o trecho entre Bonsucesso e São Bernardo do Campo seja entregue em meados de 2040 com custo estimado em R$ 40,4 bilhões.

Demanda da Linha 14-Ônix (STM)
Demanda da Linha 14-Ônix (STM)

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Existem discussões sobre o modal adotado, mas tudo leva a crer que o modo ferroviário seja o mais apropriado para grandes demandas.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
20 comments
  1. mais uma mentira do governo de sp depois da linha 18 do monotrilho e linha rosa agora vem a lnha Onix em SBC vai dar na mesma estudo licitação e cancelamento infelizmente e assim esquecem do grande abc esses políticos e o morando não cobra esses caras do governo isso revolta

    1. Mas os estudos são feitos por empresas diferentes e cada estudo é só sobre uma linha, essas inconsistências são normais em qualquer projeto de grande magnitude.

    2. Mas a L18 só não foi pra frente com culpa de uma única pessoa chamada João Dória, se não fosse por ele a linha já estaria funcionando, só faltou o Márcio França ou o Geraldo Alckmin assinar as desapropriações da construção, o que daria cerca de 1 bilhão de reais, valor que deverá ser pago de multa a concessionária…

      1. Na verdade, não foi bem assim… A história de substituir o monotrilho por BRT surgiu por parte de políticos aqui do município, primeiro com o o deputado Alex Manente, hoje candidato a prefeito, e também pelo atual prefeito, Orlando Morando.

        As fontes do que digo são fáceis de encontrar, declarações dadas em entrevistas (não sei se os moderadores permitem que cole links de outros sites; se houver permissão, insiro).

        Quanto ao Dória em si, foi de uma tremenda cara de pau desse cidadão dizer que não tinha dinheiro para desapropriações pelo ABC, e na mesma semana anunciar a extensão da linha 2-Verde até a Penha.

        Francamente, fico receoso de que, num período mais próximo à dita inauguração da Linha 20-Rosa, essa turma venha com novas ladainhas e defendam novamente a substituição do modal.

        Enquanto isso, não conseguimos sequer uma resposta clara da NEXT quanto à integração TARIFÁRIA entre o BRT ABC e o Corredor ABD (pois já ficou claro que não haverá essa integração tarifária com o metrô, nem adianta insistir nesse ponto)

        1. Todos os estudos divulgados trazem o trecho São Judas – Santo André da L20 como não-prioritário, mesmo com o Tarcísio alegando ser “questão de honra” entregar metrô no ABC.
          Como ele sairá pra presidente em 2026, esse projeto já nasceu em cima do telhado! 😡🤬

  2. Eu detesto ver um mapa que eles chamam de “atualizado” ou “com novidades” e já está errado.

    Cadê as extensões Norte e Leste da L6?

    Por que mostra ainda a L16 seguindo pros Jardins?

    E a L19 indo pro Campo Belo sendo que ela vai pra Vila Olímpia/Cidade Jardim?

    Não dá pra acreditar em nada que o governo divulga com todas essas inconsistências básicas em mapas e trajetos.

    1. De onde que vc tirou que a STM bateu o martelo nesses trajetos que citou? Até onde sei, tudo isso aí são estudos e provavelmente vão mudar muito até o momento que alguma dessas obras se iniciem

    2. Mas os estudos são feitos por empresas diferentes e cada estudo é só sobre uma linha, essas inconsistências são normais em qualquer projeto de grande magnitude.

    3. Também me saltou aos olhos a mudança esquisita na linha 16 e supressão da linha 6

      Dá pra acreditar tanto como qualquer outro mapa errado

    4. O PITU 2040 não está completamente finalizado e esse mapa é de Fevereiro de 2024, quando não tinha nada de concreto com essas alterações mencionadas.

    5. N sabemos o trajeto da L19 ainda, ainda é estudo e pode seguir sendo o projeto atual, até pq a estação campo belo atual foi pensada pra receber ambas as conexões, e L16 tbm é puramente erro de mapa, n existe sentido nenhum em levar a linha pra são carlos e acabar lá, ou ela segue pra oscar freire ou é incorporada na L6 como era o projeto original

  3. Acredito que ainda vão anunciar uma linha saindo de Osasco, com conexão com a L25, passando pela própria estação das L8 e 9, cruzando com a L7, depois L6, L1, L19 e por fim terminando na L13. Se não me engano essa linha seria “Magenta”, seria ótimo formar um anel ferroviário metropolitano, distribuiria bem o fluxo de passageiros…

  4. Simplesmente inviável uma linha de trem no centro de SBC. Se for elevada, teria o mesmo efeito da L-18 que foi cancelada. Se for subterrânea, é projeto de bilhões e com uma demanda questionável (de SBC para a ZS até há demanda, mas de SBC pra Guarulhos é bem duvidoso). Sem contar que o transporte de massa apenas cruza o centro da cidade, deixando o eixo principal (José Fornari/Faria Lima/Vergueiro/Rudge) ainda nas mãos da Metra. Pra mim, esse “projeto” é só pra enganar o eleitor mesmo.

    1. Demanda pendular é a realidade em todas as linhas periféricas. Por isso tem que ser ou monotrilho ou trem leve (não confundir com VLT), pois o trem pesado será dinheiro jogado fora.

      1. A questão nem é a demanda ser pendular, até pq as cidades do ABC são “cidades dormitório”. A L-25 até haverá demanda grande visto que há muita gente do ABC que trabalha na Zona Sul. Já do ABC para Guarulhos tenho minhas dúvidas. único trecho mais movimentado será entre Guarulhos e L-3…

        1. A ideia é boa por ser esta Linha-14 Oníx Perimetral, no sentido de redistribuir e mitigar a “Pendularidade”.

          Porém dizer que as cidades do ABC são dormitórios, só poderiam ser ditas por quem não conhecem as cidades, pois são simplesmente o 4º maior PIB do Brasil ! Deverias estudar um pouco mais.

    2. Não existe demanda de Tucuruvi pra Jabaquara, de Jundiaí pra Rio Grande da Serra, nem de Osasco pra Varginha…

    3. Sendo que seria muito mais fácil “ressuscitar” um projeto da Linha 18-Bronze, mas com outro trajeto e configuração, saindo de Jabaquara, passando pela Cidade Ademar até chegar em Diadema e, de lá, partir até o Centro de SBC. Enquanto isso, manter o projeto original da linha 14-Ônix, mas acrescentando uma extensão desta até o Terminal Ferrazópolis, também em SBC.

Comments are closed.

Previous Post
Trem regional Modelo C da CRRC

O Trem Intercidades SP-Campinas poderá ser assim?

Next Post
Trens do TIC serão de piso único (N509FZ)

Trens do TIC para Campinas deverão ter 10 carros e apenas “um andar”

Related Posts