Linha 14-Ônix poderá ser um VLT e ter metade do traçado construído em via elevada

Estudos conduzidos pela Secretaria de Parcerias em Investimentos apontam demanda estimada para 600 mil passageiros por dia com possibilidade de extensão até São Bernardo do Campo
Concessão da Linha 14-Ônix (Jean Carlos)
Concessão da Linha 14-Ônix (Jean Carlos)

A concessão das linhas de trem metropolitano é um dos principais programas para o transporte sobre trilhos promovidos pela Secretaria de Parcerias em Investimentos. A Linha 14-Ônix deverá entrar no projeto juntamente com a Linha 10-Turquesa.

A construção deste novo ramal ferroviário deverá contemplar, segundo apresentação do governo, 28 novas estações dispostas em 31,7 km de vias entre Bonsucesso (Guarulhos) e Jardim Irene (Santo André).

Prospecções apontam também um traçado alternativo para São Bernardo do Campo.

Ao todo deverão ser adquiridos 38 trens novos. Três pátios deverão ser construídos em locais ainda indefinidos.

Linha 14-Onix diretrizes (SPI)
Linha 14-Onix diretrizes (SPI)

O ramal deverá ter a maioria de seu traçado em via elevada (56%). O restante do trajeto será em superfície (23%), subterrâneo (20%) e trincheira (1%).

A Linha 14 deverá se integrar com as linhas 3-Vermelha e 15-Prata do metrô, além das linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM. Corredores de ônibus também deverão ser integrados ao novo ramal.

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A justificativa para a implantação da Linha 14-Ônix é o potencial de transformação urbana, promovendo um novo padrão de uso e ocupação do solo na região leste da RMSP.

Além disso, a ligação perimetral (sem passsar na região central) encurtará o caminho para muitos usuários, além de aliviar ramais de trens mais lotados.

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10 comments
  1. to achando que eles vão fazer aquele trajeto do antigo projeto de BRT guarulhos -Santo andre só que passando por São Mateus pela avenida jacu pessego

  2. Esse VLT da Linha 14 – Ônix terá de ser do tipo Tram-Train, que é um VLT mais robusto, veloz e de maior capacidade do que aqueles que andam em trechos não segregados e acredito que um desse com oito módulos poderia dar conta da demanda! Essa será uma linha muito interessante, pena que não é realidade HOJE!

    1. Realmente, se for feito mó esquema de tram-train a capacidade pode ser suficiente, talvez possamos pensar em até um sistema total autônomo , parecido com o metro leve em Londres, que ajudou a desenvolver um novo CBD, se a ideia realmente for desenvolver um novo centro na zona leste, faz sentindo

  3. Espero que saia, mas um VLT para uma demanda dessa acho um pouco estranho, fora que é bem mais lento do que um trem convencional. Não sendo um BRT já é um avanço

  4. É temeroso pensar em uma Linha 14-Ônix. No relatório preliminar do PITU, dependendo da variação da rede estudada, a demanda chega a 750 mil por dia, com um carregamento crítico máximo de 25 mil no pico. Sem contar que a L14 deveria ser pensada como parte do projeto de integração e interoperabilidade com as linhas 24-Quartzo e 25-Topázio. Se for VLT, as demais, obrigatoriamente, precisam ser tb.

    Pqp, que governo mais sem noção. Estamos diante de mais um retrocesso. Doria trocou a Linha 18 por um BRT. Tarcísio quer trocar uma linha de trem convencional por VLT “de alta capacidade”. Isso não pode acontecer!! Absurdo!!

    1. Correto James.
      Além da ligação ser perimetral ligando o Alto Tietê Guarulhos passando por Santo André (Pirelli) a São Bernardo do Campo três dos maiores de SP, (sem adentrar na região central) e de baixa pendularidade, encurtará o caminho para muitos usuários, além de redistribuir e aliviar ramais de trens mais lotados.

      De acordo com dados oficiais da CPTM e ViaMobilidade, o Mobilidade Estadão, e publicados na Revista Ferroviária a Linha 11-Coral é campeã em movimento, com 516 mil viajantes dia em trens metropolitanos de alta capacidade já ultrapassaram os limites com 7,1 p/m², assim como se tem o monotrilho de alta capacidade como da Linha 15-Prata 140 mil/dia!? Como propor 600 mil utilizando um VLT!?

      Porém por conta destes dados podemos concluir que os dados de demanda apresentados nesta Linha-14, incluindo aquele TIC para Campinas com 45 mil/dia tratam-se de comprovadas imprecisões manipuladas de formas rasteiras e desavergonhadas com intuito de distorcer as concessões perdulárias!

      Porém seria fundamental a manutenção da atual via central do atual Serviço-710 atualmente é utilizada pelo Expresso ABC com grande sucesso e aprovação cuja utilidade e não prejudica de forma alguma a CPTM, muito pelo contrário é utilíssima e de grande serventia pois além de ser utilizada para a auxiliar a pendularidade do retorno dos trens Metropolitanos, e operante para utilização na Estação Tamanduateí para utilização da Linha-2 Verde dos usuários provindos do Alto Tietê aguardado sua expansão e futuras Estações Ipiranga ligando a Linha 15-Prata diretamente e ABC Pirelli ligando a Linha 14-Onix disponível eletrificada e pronta para o TIC para Santos e seu trajeto é entre bifurcação na saída da Estação Capuava, chegando até a entrada de bifurcação no Brás.

    2. Se o carregamento crítico da Linha 14 previsto é de 25 mil passageiros no pico, o VLT é mais do que suficiente.

      Para ser uma linha de trem ou metrô, deveria ter pelo menos o dobro desse carregamento crítico.

  5. Um VLT pra uma demanda de 600 mil usuários. Um VLT. Pra 600 mil pessoas. Ainda vão construir ponte, túnel, trincheira, 3 pátios pra um VLT de 35 km. Sinceramente, nem o jogador mais amador do SimsCity consideraria uma sem-vergonhice dessas! A região metropolitanda de uma megalópole como São Paulo ser conectada por VLT é uma sandice. E ainda haverá gente aplaudindo, o que é ainda pior

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